Você não tem o direito de parar…
O capítulo 4 do livro de Neemias nos apresenta como seu autor é um exemplo de persistência e oração sincera. Após sua tristeza em descobrir que sua cidade estava sem muros, desprotegida e pobre, ele pede ao rei da Pérsia para voltar à Jerusalém a fim de reconstruir os muros.
Logo quando o povo descobriu suas intenções em ir à cidade, Sambalate e Tobias se propuseram a impedi-lo sob qualquer circunstância. Os inimigos do povo tentaram pará-lo com zombarias, ataques, confusão e um plano de morte (2,3,7,8,11,12). No entanto, mesmo diante das táticas inimigas em desestabilizá-los, ele persistiu porque sabia que a obra era para/ por e do Senhor.
Os motivos de Neemias não eram egoístas ou torpes, ele não buscava fama ou poder sobre o povo. Ele governava andando no temor a Deus com intenções sinceras em servir ao Senhor e ao povo. Suas intenções eram verdadeiras e por isso ele foi fiel durante todo o seu governo.
Infelizmente muitos saem da Presença e do Corpo de Cristo por motivos muito menores e se esquecem do verdadeiro motivo de estarem NEle. As ações de Neemias nos mostram que quando nossas intenções são ‘santas’ e puras de serviço à obra nada nem ninguém desfaz o intento de nosso coração porque sabemos que o foco não somos nós e sim Deus.
Quem nos ataca não faz por ódio a nós, na verdade eles odeiam a Deus; os outros não querem parar a nossa obra, eles desejam parar a obra de Deus porque o servo não é maior que o seu senhor (Jo 15:20). Antes de odiarem um cristão, há ódio a Cristo.
Neemias sabia que as afrontas que recebia não era por causa dele, mas porque ele buscava o bem da cidade de Deus (Ne 2:10) e também que essas afrontas eram afrontas a Deus porque a reedificação do muro era parte de Sua vontade. Por isso também, o governador nunca debate com seus inimigos, ele sempre ora. Ele venceu a maldade de seus inimigos com oração e persistência, ações que muitos esquecem de considerar durante a caminhada.
Por isso, se Deus lhe chamou para fazer Sua obra você não tem o direito de parar. Seja qual for seu chamado, nada é sobre você; é tudo sobre Ele. Ele chama e Ele capacita porque Ele é O Dono da Obra. Precisa de forças? Ore. Precisa de livramento? Ore. Precisa de ajuda? Ore. Ore e seja persistente. O que você precisa fazer é orar e buscar forças e poder em Deus, pois não há desculpas para parar já que o que você precisa é encontrado em Deus. Não sustente a situação sozinho, não foi assim que Neemias venceu. Tenha em mente de que você é um instrumento nas mãos de Deus, então seja um instrumento de honra em Suas mãos para a glória DEle (Rm 9:21).