Twiiter
Não só a Twiiter é uma ótima ferramenta para aumentar a conscientização sobre sua marca, produtos e serviços, mas também pode ser uma forma eficaz de gerenciar a reputação da sua empresa.
O Twiiter permite que as empresas criem uma interação em tempo real com consumidores potenciais que procuram interagir rápida e diretamente. No entanto, com mais de 175 milhões de usuários no Twiiter, existe potencial para pessoas descontentes publicando informações falsas sobre sua empresa para o público.
O que uma empresa deve fazer para manter sua reputação, evitando um desastre de Twiiter?
Twitter Fast Facts
• Existem 175 milhões de usuários do Twitter (Twitter.com)
• O Twitter tem mais de 26 milhões de visitantes únicos por mês (Compete.com)
• A grande maioria dos usuários do Twitter tem idades 25-54, com a idade mais ativa
Grupo com idade entre 45 e 54 anos
O efeito delineou cinco dicas para usar o Twitter para gerenciamento de reputação e em um momento de crise:
1 - Se você não está lá, você não pode responder - Uma das desculpas mais populares para o que as empresas não estão no Twiiter é o medo de que sua presença incentive comentários negativos ou críticas à sua marca, produtos ou serviços. No entanto, o que essas empresas não percebem é que essas conversas provavelmente acontecem sem que elas saibam. A menos que uma empresa esteja presente e se envolva no Twiiter, não há como responder a esses tweets que estão sendo transmitidos para uma comunidade de milhões.
2 - Se você não está ouvindo, você não pode ouvir - O maior erro que uma empresa pode fazer é criar uma conta do Twiiter que não está sendo monitorada. Não responder a certos comentários negativos ou perguntas sobre a sua marca não apenas enfurece o tweeter insatisfeito, mas também retrata a empresa como apática com as necessidades e comentários de seus clientes.
3 - Faça uma decisão informada para responder ou não - Ao usar o Twiiter para se envolver com um cliente descontente, pode ajudá-los a obter uma perspectiva diferente, existem certas situações nas quais a resposta pode abrir as comportas para uma atenção mais negativa. É importante avaliar se a fonte do tweet negativo tem uma razão legítima para se irritar, quanto de um seguimento e se a preocupação ou problema é corrigível.