Publicações

Informações básicas


Como posso publicar algo no Tumblr? 

Estás pronto para publicar no teu blogue? Maravilha! Nada é tão excitante quanto uma publicação novinha em folha. 

Na versão web: Tens dois botões para escolheres. E os dois são super fáceis de encontrar. 

  • Na parte superior do teu Painel, clica no ícone do tipo de publicação que queres criar.
  • Ou, de qualquer sítio no teu painel, podes clicar no botão azul (com um lápis) que está sempre ali no cantinho superior à tua espera. 

Nos dispositivos móveis: Só tens de clicar no botão azul na parte inferior do teu ecrã.

Tenho vários blogues. Como escolho em qual deles vou publicar?

Na Web: Em qualquer formulário de publicação, clica na seta ao lado do nome do blogue. Escolhe o blogue em que queres publicar. 

Nos dispositivos móveis: Em qualquer formulário de publicação, escreve o nome do teu blogue. Escolhe o blogue em que queres publicar. 

Como posso publicar uma fotografia?

Tens três opções, meu caro amigo. 

Na versão web: Primeiro, abre um formulário de publicação de fotografia. A partir daí, podes:

  • Clicar no ícone da máquina fotográfica para carregar uma fotografia a partir do teu computador.
  • Arrastar os ficheiros diretamente para o formulário de publicação.
  • Ou clicar no ícone do globo para publicar uma fotografia a partir de um URL específico.

Dica: Para adicionar um link à imagem, passa com o rato por cima da fotografia e clica no ícone que aparece no canto superior direito.

Outra dica: tira uma selfie com a tua webcam clicando na carinha sorridente.

Nos dispositivos móveis: abre um novo formulário de publicação de fotografia. Tira uma fotografia e depois carrega-a diretamente da tua máquina fotográfica. Pronto. Nem podes chamar a isto instruções, de tão fácil e simples que é. 

Como publico um álbum de fotografias?

É ridiculamente fácil! 

Na versão web: Só tens de criar uma nova publicação de fotografia e escolher uma das seguintes opções:

  • Arrasta mais do que um ficheiro para o formulário de publicação.
  • Seleciona mais do que um ficheiro quando estiveres a carregar uma fotografia.

Podes escolher até 10 imagens. Depois, só tens de as arrastar para organizar o layout como quiseres. Se já adicionaste fotos, podes adicionar mais clicando no ícone da máquina fotográfica que aparece logo por baixo de onde diz “Adicionar mais”.

Dica: se pressionares e segurares a tecla Alt, a máquina fotográfica transforma-se num globo e podes adicionar mais fotos da web via URL em vez de fazer o upload a partir do teu computador.

Outra dica: podes acrescentar legendas a cada fotografia de um álbum, se quiseres. Passa o rato por cima da fotografia desejada e depois clica nas reticências no canto. As pessoas só vão ver as legendas se clicarem nelas no Painel. Portanto... não ponhas aí informações muito importantes. A não ser que as queiras esconder como um tesouro enterrado. Aí já é outra história.

Nos dispositivos móveis: abre um novo formulário de fotografia e podes escolher até 10 imagens. Depois, basta arrastá-las de um lado para o outro para criares o layout que preferires.

Como posso publicar uma Live Photo?

Se tens um iPhone 6s ou 6s Plus, podes publicar as tuas  Live Photos  no teu tumblr. Cria uma publicação de fotografia com uma Live Photo da mesma forma como se estivesses a criar uma publicação de fotografia normal e aquele círculo pequenino no canto da Live Photo vai mostrar aos outros utilizadores que é uma fotografia interativa. 

Os utilizadores com um dispositivo Apple com iOS 9.1 ou superior podem tocar e segurar na fotografia para ver um clip de 3 segundos com som. Se alguém vir a tua publicação num browser ou numa versão iOS mais antiga ou num dispositivo diferente, ela vai aparecer como uma publicação de fotografia normal e sem som. 

Tem em conta que, se não estiveres ligado ao wi-fi, terás de tocar na Live Photo para fazer o download. Depois, deves tocar e segurar para a ver. Isso ajuda a economizar na utilização de dados.

Estou a ter dificuldades ao carregar imagens. O que devo fazer?

Tenta o seguinte: 

  • Certifica-te de que o ficheiro não ultrapassa os 10MB e de que está num dos seguintes formatos: JPEG ou PNG.
  • Se estiveres a publicar um GIF animado, certifica-te de que não ultrapassa os 2MB e que não tem mais de 540 pixeis de largura.
  • Guarda uma nova versão do ficheiro usando uma aplicação de fotografia/imagem à tua escolha. Por vezes, isto pode remover alguns códigos residuais que possam ter ficado no ficheiro original.
  • A nossa plataforma não suporta ficheiros CMYK ou outros ficheiros de imagem não-RGB; portanto, guarda a imagem em RGB e tenta carregá-la novamente.

Como crio um GIF?

Primeiro, precisas de saber que o criador de GIFs é só para dispositivos móveis.

  1. Abre um novo formulário de publicação de GIFs.
  2. Seleciona um vídeo ou um burst.
  3. Escolhe um clip de três segundos para criar um GIF. Aqui, podes tocar no ecrã para cortar o GIF, arrastar a caixinha azul por baixo para diminuir a sua duração, ajustar a velocidade de reprodução do GIF e decidir se queres que fique em loop ou em ricochete na setinha circular. 
  4. Clica em "Seguinte". Para juntar texto, clica em "Aa" e depois no sinal de visto quando tiveres escrito tudo. Muda a cor do texto: só tens de clicar no que escreveste e escolher a cor na barra lateral. Toca no ecrã para alterar o tamanho do texto ou para o rodar. Escolhe uma das opções de filtro ao clicar no ícone da varinha mágica.
  5. Clica em “Seguinte” outra vez e o teu GIF fica pré-selecionado e pronto a saltar para a tua publicação quando clicares em “Seguinte”.

Aqui vão alguns conselhos úteis para criares os teus GIFs:

  • Quanto mais curto for o teu GIF, mais suave e dinâmico ele ficará. 
  • Acelera um GIF em câmara lenta em 3x ou 4x e ele vai transformar-se num lindo GIF em velocidade normal.
  • Toca no botão de ricochete uma vez e faz o GIF ir e vir; dois toques põem-no a ir e vir de trás para frente. 
  • Podes selecionar vários GIFs no formulário de publicação de fotografia para criar um álbum de fotografias.

Como posso publicar um conteúdo áudio?

A maneira mais fácil é começar por escrever o nome de um artista ou de uma música. Se estiver no Spotify ou no Soundcloud, nós vamos encontrá-la e publicá-la por ti. Também podes clicar no ícone com os pequenos auscultadores do lado direito e publicar os teus próprios MP3. Um por dia, no máximo com 10mb. Também podes atualizar as informações do artista, título da faixa e álbum assim que o áudio tiver sido processado. Ficheiros em formato M4A, M4P e WMA não funcionam no nosso uploader e também não aceitamos URL que redirecionem para uma página web ou código incorporado.

Nota:Por motivos para além da nossa compreensão, só podes criar publicações de áudio através da web. Mas, se vives nos Estados Unidos, podes  fazer uma chamada para o 1-866-584-6757 e criar uma publicação de áudio através do teu telemóvel.

Como posso publicar um vídeo?

Através da web: se o ficheiro está no Vimeo, YouTube ou em sites do género, podes simplesmente criar uma nova publicação de vídeo, clicar no ícone do globo e colar o código incorporado ou o link do vídeo dentro da publicação. Também podes clicar no ícone da máquina fotográfica e fazer o upload do teu próprio ficheiro MOV ou MP4— num limite de 100MB por dia.

Nos dispositivos móveis: abre um novo formulário de publicação de vídeo. Depois, escolhe um vídeo da tua máquina fotográfica ou grava um novo.

Como publico um vídeo em direto?

Podes publicar vídeos em direto pelo YouNow (iOS, Android), Kanvas (iOS, Android), Upclose (iOS, Android) e YouTube. Cria uma conta e certifica-te de que permites o acesso à tua câmara e microfone—essa parte é importante para as transmissões em direto.

Cada aplicação para vídeos em direto tem as suas características, mas procura pelas opções de partilha quando fores às respetivas definições. Ativa a partilha no Tumblr (inicia sessão no Tumblr se te pedirem) e clica em “Permitir”. Se tens mais do que um blogue, podes usar as definições da aplicação para escolher em qual deles vais publicar. Para saberes mais sobre vídeos em direto, lê a nossa publicação sobre isso.

Como formato o texto numa publicação?

Escolhe o texto. Todas as tuas opções de formatação vão aparecer num pop-up cheio de botõezinhos. As tuas opções são:

  • Negrito 
  • Itálico
  • Cabeçalho
  • Link
  • Riscado
  • Lista numerada
  • Lista por pontos
  • Citação

Como incorporo uma fotografia ou um vídeo numa publicação?

Certifica-te de que o teu cursor está posicionado numa nova linha em branco na publicação; depois, clica no botão com o sinal de mais que aparecerá no lado esquerdo. A partir daí, podes:

  • Carregar imagens ao clicar no ícone da máquina fotográfica.
  • Colar o código incorporado de vídeo ao clicar no pequeno ícone da câmara de vídeo.
  • Pesquisa um GIF ao clicar no ícone GIF. Depois, escreve algo na caixa que vai aparecer.
  • Para adicionares uma imagem a partir de um URL, só tens de colar o URL na caixa de publicação.
  • Se fores muito picuinhas em relação à largura das imagens, lembra-te de que imagens de 300px ou maiores serão automaticamente ajustadas para caber no teu Painel (540px).

Podes incluir até cinco vídeos ou fotografias na tua publicação.

Eu sou o tipo de pessoa peculiar que adora criar publicações em HTML. Posso fazer isso?

Admiramos a tua determinação e desconfiança em relação aos editores de texto em formato rich text. Se preferes mexer em código a sério, clica nas preferências, no ícone da engrenagem, no canto superior direito de cada publicação. Podes mudar para edição em HTML no menu com opções que aparecerá. 

Acabei de escrever um texto longuíssimo. Alguma dica para o tornar mais fácil de ler?

Claro! Existem algumas ferramentas no teu editor especificamente para esta situação. 

Primeiro, certifica-te de que o teu cursor está numa nova linha da publicação, depois clica no pequeno botão com sinal de mais que aparecerá no lado esquerdo. A partir daí, podes:

  • Adicionar linhas horizontais, para dividir o teu texto quilométrico em diferentes secções.
  • Adicionar a opção "Ler mais". No painel, tua publicação só será exibida até o ponto em que inseriste o link "Ler mais". Nesse ponto, teus leitores verão, em azul, o texto “Ler mais”. Clicando nesse link, poderão ver o resto da tua publicação.

Como insiro marcadores numa publicação?

Na parte inferior do formulário de publicação, poderás ver o campo “#marcadores”. Escreve aí os teus marcadores, premindo enter (ou vírgula) depois de cada um. 

Lembra-te: no Tumblr, os marcadores podem conter espaços. São os marcadores mais práticos da internet. Viva! Se quiseres aprimorar o teu domínio no ramo dos marcadores, lê mais sobre eles aqui.

Que outras surpresas nos reserva a engrenagem das preferências de publicação?

Uma fantástica variedade de opções. A maioria das pessoas não as usa, mas estão sempre ali para o caso de algum dia precisares. 

  • Podes indicar a autoria da fonte do conteúdo de tua publicação.
  • Podes dar um URL personalizado à tua publicação. 
  • A data da tua publicação que, sim, também podes alterar, qual ninja.
  • A opção de deixar que as pessoas respondam à tua publicação com fotografias. 

Não quero publicar isto agora. Posso guardá-lo para depois?

Claro que sim. Tens algumas opções para incluir as publicações na tua vida tão ocupada. Na versão web, clica na seta à direita do botão de “Publicar”. Na versão para dispositivos móveis, clica no ícone da engrenagem. Aí, podes escolher entre:

  • Publicar agora. Essa é a opção padrão. A publicação vai para o ar assim que premires “Publicar”.
  • Adicioná-la aos agendamentos
  • Guardá-la como rascunho
  • Publicá-la em privado.
  • Agendar para que seja publicada numa data e hora específicas.

Podes aprender mais sobre isto nas Opções de Publicação Avançadas

Como partilho esta publicação com os meus amigos do Facebook e os meus seguidores do Twitter?

Traidor! Ahahah, estamos a brincar. Podes usar os botões do Facebook e do Twitter no final do formulário de publicação. É importante referir que a tua publicação não será partilhada nessas redes sociais antes de a publicares no Tumblr, OK?

Lê mais sobre como associar a tua conta do Facebook ou do Twitter ao Tumblr. 

O que tenho de fazer para que aqueles botões de “Comprar” apareçam na minha publicação?

Se estiveres a navegar em algum dos websites com quem temos parcerias, como o Etsy ou o Kickstarter, e vires alguma coisa que simplesmente TENS de convencer todos os teus amigos a comprar/apoiar imediatamente, clica no botão Partilhar nesse website e partilha como uma publicação no Tumblr.

Também podes partilhar o item através do bookmarklet do Tumblr para que esse botão apareça—ou, se estiveres à vontade com questões mais geek, podes adicionar manualmente o URL das listas como a fonte de conteúdo da publicação (essa opção está oculta no ícone da engrenagem no canto superior direito do formulário da publicação).

Outras formas de apresentar o botão:

  • Criar uma publicação de link que aponte para o URL em questão.
  • Adicionar o URL a uma fotografia com link de clickthrough numa publicação de fotografia.
  • Partilhar a página através do bookmarklet do Tumblr.
  • Adicionar o URL como a fonte de conteúdo em qualquer publicação que cries. (Esta opção é um bocadinho geek: o campo de fonte do conteúdo está oculto no ícone da engrenagem no canto superior direito do formulário da publicação.)

Como posso remover publicações de spam do meu blogue?

  • Na parte superior do teu Painel, debaixo do menu Conta, clica no blogue desejado.
  • Clica no ícone da engrenagem no final da publicação que queres remover e seleciona "Apagar". Se quiseres remover um número grande de publicações, recomendamos que uses o Editor de Publicações Múltiplas, ao qual poderás aceder no lado direito da página ou através de tumblr.com/mega-editor/nomedoblogue.

Uma nota rápida: quando apagas uma publicação do teu blogue, os reblogues da mesma não são apagados.

 

Reblogues


O que é um reblogue, querido?

Um reblogue é quando vês uma publicação no Tumblr que curtes muito, clicas no botão de reblogue e ela aparece no teu blogue também. Todos os que te seguem podem ter acesso àquela publicação graças ao teu reblogue.

Estás à vontade para adicionar comentários, fotografias ou GIFs quando reblogares alguma coisa. Ou não. É como te apetecer. 

Como é que reblogo?

Bom, primeiro, certifica-te de que tens a sessão iniciada no Tumblr. Assim que o tiveres feito, espreita o canto inferior direito de cada publicação no painel (ou no canto superior da mesma publicação, se estiveres a ver a respetiva página com link permanente) e verás o botão de reblogue. Clica ou toca nele. Depois, só tens de acrescentar uma legenda, se quiseres, e publicar no teu blogue.

Como começo um reblogue numa determinada publicação da sequência de reblogues? 

Clica no nome de utilizador de quem quer que tenha criado o reblogue que queres reblogar. Ele vai abrir-se e, então, podes clicar ou tocar neste botão de reblogue para reblogar aquela publicação.

No meu reblogue, posso editar reblogues anteriores ou a publicação original? 

Podes manter ou não o texto da publicação original no teu reblogue, mas não podes editar ou alterar o texto original de outras pessoas, espertalhão.

Posso retirar as legendas de uma publicação que esteja a reblogar? 

Nada mais fácil! Quando estiveres a reblogar, é só clicar naquele X ao lado do texto em questão. Se te arrependeres, clica em "Volta a pôr os reblogues". Voilà. 

É tudo ou nada: não podes eliminar uma única parte do texto/comentário dentro de um thread. Ou apagas tudo ou não apagas nada.

Como posso certificar-me de que as minhas publicações recebem os créditos devidos quando começarem a ser reblogadas por outras pessoas? 

Utiliza o campo para citação de fontes! Na verdade, utilizamo-lo automaticamente por ti. Não importa quantas vezes uma publicação original tua seja reblogada, serás sempre creditado como a fonte original. Utilizadores que rebloguem a tua publicação podem adicionar um GIF, um comentário ou remover todo o texto da legenda, mas o teu nome de utilizador estará sempre junto no cantinho inferior da publicação.

 

Bookmarklet


O que é o bookmarklet?

É uma coisa muito gira que possibilita publicar coisas no Tumblr rapidamente ao pesquisar outros websites. Podes instalá-lo aqui. Podes criar os mesmos tipos de publicações como com o formulário de publicação normal, mas não podes publicar conteúdos áudio e tens de usar vírgulas para separar cada parâmetro (no separador Avançadas).