Funções menos conhecidas

Atalhos e dicas


Labs

Ativa os Tumblr Labs para aproveitar algumas funções experimentais,como já foi mencionado nesta publicação.

Publicação por telefone

http://staff.tumblr.com/post/78875723128/operators-are-standing-by-call-now-thank-you

Publicação por bookmarklet

Para publicar algo que encontraste online sem sair da página onde estás. Clica no bookmarklet para abrir um formulário de publicação numa nova janela. Já estará pré-preenchido com as informações da página que estás a ver, incluindo as informações de fonte (menos uma coisa com que te preocupares). Edita a publicação como preferires e escolhe se a queres publicar imediatamente, agendar para mais tarde ou guardá-la como rascunho. 

Para instalar o bookmarklet, basta arrastar este botão para a tua barra de favoritos.

@menções

Chama a atenção de alguém, mencionando o seu nome. Só tens de escrever @nome-de-utilizador numa publicação. Quando publicares, a pessoa em questão vai receber uma notificação com a tua menção.

Adiciona imagens inline através da web

Cola o URL de uma imagem num formulário de publicação e - tcharam! - a imagem já está no seu devido lugar.

Altera o editor de texto padrão

Se usares markdown ou HTML para todas as tuas publicações, podes escolher um deles como a opção padrão do teu editor de texto nas preferências do painel. Podes sempre alternar entre um e outro enquanto crias a publicação. Isto só te vai economizar cliques.

Atalhos no teclado

Dá descanso ao rato. Pressiona shift + ? quando estiveres no Painel e vais ver uma janela fabulosa com todos os atalhos do teclado.

Inexplicavelmente, os atalhos do teclado também funcionam nas nossas aplicações para dispositivos móveis, se tiveres o teclado bluetooth ligado. Mas tens de os memorizar antes.

Recebe notificações de um tumblr

Podes ativar as notificações dos blogues que segues para seres avisad@ sempre que houver uma publicação nova.

Toca no ícone do bonequinho no canto superior direito de um blogue que segues (ou, na versão web, passa o rato por cima do avatar de um blogue e clica no bonequinho). Depois, toca ou clica em “Receber notificações”. Também podes fazer isso ao visitar o URL do tumblr em questão e ao clicar no botão "Receber Notificações" que aparece no canto superior direito. Se ativaste as notificações de um blogue, vais ver um pequeno raio ao lado do bonequinho sempre que visitares esse blogue. 

Para parar as notificações, toca ou clica no bonequinho novamente e, em seguida, em “Parar notificações.” Se deixares de seguir um blogue, vais deixar de receber notificações do mesmo.

Cantinho dobrado

Clica no cantinho dobrado para ires diretamente para o link permanente da publicação. Passa o rato por cima para ver a data e hora de publicação. Passa o rato por cima uma e outra vez, até achares que já deixou de ter piada. E pronto, é isso.

Editor de publicações

Vamos supor que queres criar uma página de marcadores no teu blogue, mas não tens sido muito coerente na hora de criar os marcadores nas tuas publicações. Solução: Editor de publicações. É o arquivo do teu blogue onde podes selecionar uma ou todas as tuas publicações e depois só tens de reajustar os marcadores todos ou apagá-las.

Seleciona o teu blogue no menu suspenso no cabeçalho. O Editor de publicações em massa está no final da barra.

Dicas de URL

  • Arquivo: cheezbag.tumblr.com/archive
    Uma vista rápida com tudo o que está num blogue. Esta função é muito útil se andares à procura de uma publicação específica ou apenas por curiosidade. Também podes filtrar por mês e ano ou pelo tipo de publicação para fazeres uma pesquisa mais precisa.

  • Com marcadores: cheezbag.tumblr.com/tagged/<tag>
    Mostra todas as publicações num blogue que tenham sido marcadas com um determinado marcador. Funciona em qualquer blogue. Bem, qualquer blogue que use marcadores.

  • Ordem cronológica: cheezbag.tumblr.com/tagged/<tag>/chrono
    Variações de um tema: ordena cronologicamente as publicações com um marcador específico.

  • Data: cheezbag.tumblr.com/day/AAAA/MM/DD
    Vê apenas as publicações de um dia específico. Talvez tenhas publicado várias coisas no Ano Novo, mas o teu sistema de marcadores é muito particular e não há nada que possas fazer quanto a isso.

  • Aleatório: cheezbag.tumblr.com/random
    Carrega uma publicação aleatória daquele blogue. Tua ou seja de quem for. Agora, repete o processo. Eh pá, mais uma publicação. Outra vez. Pronto, acho que já lhe apanhaste o jeito.

Vê os favoritos de outros utilizadores e partilha os teus

Esta é uma função divertida se deste conta de que já marcaste várias publicações como favoritas de um mesmo blogue. Podes ver aquilo de que gostam em tumblr.com/liked/by/nomedeutilizador. Para partilhares as coisas que marcaste como favoritas e os blogues que segues, ativa a opção nas preferências na versão web ou clica na paleta quando estiveres no teu blogue na aplicação móvel.

Autenticação de dois fatores

Protege o teu blogue de pessoas mal-intencionadas. Vamos enviar-te uma segunda senha sempre que iniciares a tua sessão. Dessa forma, mesmo se um hacker apanhar a tua senha, não conseguirá entrar na tua conta. A menos que eles também tenham roubado o teu telemóvel. Moral da história: não te mistures com hackers.

Também recomendamos aplicações de autenticação, caso prefiras usar uma.

Funções iOS menos conhecidas


Toca numa fotografia sem a soltar

Faz isso e aparece o menu de opções de partilha. A partir daí, podes enviar a imagem por SMS, email ou como quiseres. E se for uma imagem animada, chegará animada ao destino. As informações de data da publicação também estão no menu de opções de partilha, caso precises.

Rebloga uma publicação rapidamente

Se não vais adicionar nenhum comentário ao teu reblogue, prime continuamente o botão de reblogar para evitares que o formulário de publicação se abra. Uma coisa sobre isto: o reblogue será publicado no blogue em que publicaste mais recentemente. Não é um problema para a maioria das pessoas, mas presta atenção se publicas em vários blogues constantemente. 

Limpa a cache

Apaga a cache para teres mais espaço na memória do teu telemóvel. Vai ficar mais rápido e terá menos falhas. Toca no separador Conta (o bonequinho), depois seleciona "Preferências" e é só apagar a cache.

Notificações interativas

Desliza as notificações do Tumblr para veres as funções ocultas. No bloqueio de ecrã, no ecrã principal ou em qualquer ecrã que não seja o da aplicação do Tumblr. Porque, nesse caso, seria redundante.

Extensão de partilha

Esta opção é muito útil quando encontrares um site que queiras linkar ou quando quiseres publicar uma fotografia da tua câmara. É quase como o bookmarklet da versão web. O único problema é que a configuração é um bocado estranha:

  1. Abre a fotografia em questão na tua galeria de fotografias.
  2. Pressiona o ícone de partilha. Tem este aspeto: 
  3. Desliza pela lista de aplicações e pressiona o ícone de mais. 
  4. Entra no Tumblr (e no que mais desejares) e reorganiza a lista pela ordem que quiseres.
  5. Pressiona o botão para concluir.

Agora, sempre que vires o ícone de partilha (no Safari, na câmara, no Notes, etc.), já podes publicar no teu blogue aquilo que estiveres a ver naquele preciso momento sem teres de abrir a aplicação.

Widget do dia

Vê o que é popular no Tumblr no teu ecrã Hoje. Tens de configurar umas coisas, mas é fácil:

  1. Desliza para baixo de qualquer sítio para abrir o ecrã do widget.
  2. Desce até ao fim do separador.
  3. Toca em “Editar,” depois, toca em “Popular no Tumblr.”

Depois disso, estás pronto. Para sempre.

Aplicação Tumblr TV para a tua Apple TV

Tens a nova Apple TV (4.ª geração)? Deixa a Tumblr TV acabar de vez com a tua vida útil. Com mais de 100 milhões de GIFs (caneco!) para veres e vários milhares adicionados todos os dias, podes ter a certeza de que nunca mais conseguirás fechar os teus olhos. Descarrega a aplicação da Tumblr TV da App Store, abre-a e, então, — com os olhos bem arregalados — vira-te para o ecrã. Os GIFs mais incríveis do Tumblr passarão na tua TV, um atrás do outro, até ficares completamente hipnotizado.

  • No comando Touch, desliza para baixo para veres o nome de utilizador e os marcadores de uma determinada publicação e, em seguida, desliza para a esquerda ou direita para visualizar ou selecionar outros marcadores.
  • Clica num marcador específico e uma nova leva de GIFs relacionados vai começar a passar.
  • No comando Touch, desliza para cima para ocultares o nome de utilizador e os marcadores.
  • Desliza para a esquerda ou para a direita para te deslocares entre os GIFs.
  • Pressiona o botão de play/pause para ver um GIF em loop ou para retomar o modo de reprodução automático.

Funções Android menos conhecidas


Partilha blogues com outros telefones

Isto é para telemóveis com NFC (e esta função tem de estar ligada). Abre a aplicação e vai até um blogue, encosta o teu telemóvel ao de outra pessoa e vais ver este blogue a aparecer no ecrã da outra pessoa.

Rebloga uma publicação rapidamente

Se não queres adicionar um comentário ao reblogue, podes ignorar o formulário de publicação completamente, segurando no botão de reblogue. Estes pequenos segundos farão milagres.

Notificação de widget

Para o adicionar ao teu ecrã inicial:

  1. Pressiona por alguns segundos em qualquer espaço vazio no teu ecrã inicial, isto é, em qualquer lugar onde não esteja um ícone ou outro widget.
  2. Pressiona “Adicionar Widget.”
  3. Depois de o encontrares, seleciona o widget do Tumblr.
  4. Widget, widget, widget.

Tumblr nos resultados do Google

Se vires o logo do Tumblr num resultado de pesquisa do Google, o link vai abrir diretamente na aplicação do Tumblr. Muito inteligente, não é?