Personalização de blogues

Informações básicas


Alguma vez sonhaste em personalizar a descrição, título ou aparência do teu blogue? Considera este parágrafo um beliscão, porque não, não estás a sonhar. Estás bem acordado e agora podes fazer tudo isto e muito mais na página Personalizar.

Tens duas opções e são ambas maravilhosas: 

  • Clica no botão Editar Tema no canto superior direito da versão web do teu blogue (oteublogue.tumblr.com).
  • Clica nas Preferências no menu Conta na parte superior do Painel. De seguida, clica no nome do blogue que queres personalizar no lado esquerdo da página. Clica em “Editar tema”.

Além de personalizares a aparência, a descrição e o título do teu blogue, podes escolher um novo tema desta página ao clicar em “Pesquisar Temas” ou ao visitar www.tumblr.com/themes.

Como posso editar a descrição do meu blogue?

Vai ao menu conta. É aquele bonequinho na parte superior do ecrã no teu painel na web ou na app para Android. Se estiveres a utilizar a app para iOS, fica na parte inferior do ecrã.

Clica no nome do blogue cuja descrição queres editar. 

Na web, clica no botão "Editar aparência" no écrã de pré-visualização que é exibida. Nos dispositivos Android, toca no botão "Alterar". No iOS, toca no menu do utilizador (a silhueta com 3 linhas) e depois em "Editar aparência". 

A partir daqui, podes alterar a descrição como desejares e depois é só guardar.

 

Aparência


O que é a aparência do meu blogue?

A aparência do teu blogue? Bem, é apenas o nome que se dá ao aspeto visual do teu blogue nas aplicações de telemóvel ou tablet, no Painel e nos resultados de pesquisa.

Como posso editar a aparência do meu blogue?

Na aplicação para dispositivos móveis, abre o teu blogue e clica no ícone da paleta no topo do ecrã.

Toca nos vários pontos para os alterar ou ocultar. Ajusta a cor contrastante. Solta a franga.

Também podes fazer estas alterações através de um computador normal, se quiseres. Basta clicar no ícone do bonequinho na parte superior do Painel para aceder às tuas preferências. Depois, seleciona o teu blogue no menu à direita e verás em cima o botão Editar Aparência. Clica aí.

De que forma a aparência é diferente do tema do blogue?

O tema é o aspeto visual que o teu blogue tem no endereço web num computador normal (vê o nosso em equipaportugal.tumblr.com). Fica a saber mais sobre como editar o teu tema.

Podes ver o tema de qualquer blogue (incluindo o teu) clicando nesse blogue no Painel e, depois, clicando no nome de utilizador na parte superior do quadro que desliza para fora.

A aparência do blogue serve para ajustar o aspeto visual do teu blogue em dispositivos móveis, páginas de pesquisa e o pop-over que aparece quando alguém passa com o cursor por cima do nome de utilizador. Basicamente, a aparência do teu blogue é para tudo exceto o que consta no URL do teu blogue.

Ao alterar o meu avatar, o título e a descrição através da secção de aparência do meu blogue, tudo o resto fica alterado também?

Sim! O texto do título, o texto da descrição e o avatar estão universalmente associados ao teu blogue. Se os alterares através das opções de aparência, esta alteração verificar-se-á em todo o lado. E não, não há forma de ter diferentes títulos, descrições ou avatares para cada lugar.

Passa com o cursor sobre o canto superior direito de qualquer publicação. Estás a ver as abas dobradas para baixo? Clica aí e a página de link permanente abre-se num novo separador.

Como posso ver o blogue de um utilizador a partir do Painel?

Basta clicar no avatar ou no nome de utilizador do blogue que te interessa. Ele surgirá do lado direito da janela do teu browser. Tau. Percorre as várias publicações, marca como favoritos os conteúdos que quiseres e rebloga à vontade. Quando terminares, clica em qualquer parte fora do quadro em que o blogue está. Prontinho, ali está o Painel, tal qual como o deixaste.

Se quiseres abrir o blogue num novo separador, basta clicar no nome de utilizador na parte superior do quadro que desliza para dentro. Ou então, diretamente do Painel, podes clicar em ctrl (ou clicar com o botão direito do rato) num nome de utilizador e selecionar “Abrir link em novo marcador” no menu que aparecer.

 

Temas


Se quiseres editar o HTML do teu tema, podes usar o editor na secção de personalização do teu blogue. O campo da descrição também permite inserir HTML, caso queiras adicionar alguns segmentos de código.

Se quiseres conhecer todos os detalhes sobre o tipo de código que os temas do Tumblr utilizam, consulta o nosso guia.

Como posso editar o código HTML personalizado do meu blogue?

  1. Na parte superior do teu Painel, debaixo do menu Conta, clica em Preferências.
  2. No lado direito da página, clica no blogue que gostarias de atualizar, depois clica em “Editar tema” na secção de temas.
  3. Clica no botão Editar HTML e modifica o HTML personalizado conforme o desejado no editor do código fonte. Para visualizar as alterações refletidas na página, clica em “Atualizar pré-visualização.”
  4. Quando terminares, clica no ícone da seta para retroceder e depois clica em "Guardar".

Como posso aprender mais sobre HTML, CSS e temas do Tumblr?

Consulta os recursos de www.codecademy.com and www.developer.mozilla.org/pt-PT/learn.

Também temos um guia excelente para criar temas personalizados do Tumblr aqui.

Posso reverter para uma versão anterior do meu HTML personalizado?

Claro que sim! Se estiveres com saudades de uma versão antiga, podes sempre reverter a situação. Armazenamos versões do teu HTML personalizado na nossa página deRecuperação de Temas. Se não vires a versão que procuras, provavelmente foi há uma eternidade de revisões. O que significa que desapareceu para sempre.

Podem ajudar-me com o código do meu blogue?

Olha, não podemos ajudar com personalizações HTML/CSS, mas, se precisares de ajuda, podes pedir a um amigo ou desenvolver as tuas competências de programação. Se isto não resultar, podes sempre utilizar um dos milhões de temas em www.tumblr.com/themes.

O que posso fazer se o meu blogue estiver em branco ou se faltarem conteúdos?

Se o teu blogue parecer avariado ou estiver totalmente em branco, é possível que tenhas inserido código incorreto no teu tema ou na descrição do blogue. Experimenta o seguinte:

  1. Remove todo o código da caixa Descrição na parte superior do menu Personalizar. Clica em "Guardar", depois visualiza o teu blogue para ver se o problema está resolvido.
  2. Guarda uma cópia do teu HTML personalizado, depois reinstala o tema que encontrares em www.tumblr.com/themes.

Dicas:

  • Limpa a cache do teu browser entre alterações para te certificares de que estás a ver a versão atual do teu blogue. A forma mais fácil de o fazer é carregar em Cmd+Shift+R no Mac ou Ctrl+Shift+R no Windows, o que vai atualizar completamente a página.
  • Se não conseguires ver o botão Personalizar no teu blogue, poderás aceder na mesma ao menu Personalizar de muitasoutras formas.
  • Não vamos conseguir ajudar-te a resolver códigos errados em pormenor, mas seja qual for o teu problema, alguém já o teve também. Não hesites em pesquisar na Internet ou consultar um amigo que seja barra nestas coisas.

Posso obter um reembolso por um tema que eu tenha comprado?

Claro, desde que o tenhas comprado há menos de duas semanas. Basta enviar-nos um e-mail e incluir o URL do teu blogue, data de compra e método de pagamento (últimos quatro dígitos do teu cartão de crédito ou o teu endereço Paypal). Vais receber uma resposta até três dias úteis.

 

Google Analytics


Para que serve o Google Analytics?

Ainda que a página de Atividade do Tumblr seja excelente para veres as tuas notas, não conseguimos medir a atividade na página do teu blogue. É aí que entra o Google Analytics. É a melhor forma de obter informações como:

  • Número de visitas do blogue
  • Frequência das visitas
  • As tuas publicações mais populares
  • Procurar os termos que as pessoas utilizaram para te encontrar
  • De onde vêm as tuas visitas
  • O peso e a altura do teu blogue
  • E muito mais.

Como configuro a minha conta do Google Analytics?

Podias começar por criar uma conta, caso ainda não a tenhas. Podes encontrar algumas instruções simples sobre como configurar uma conta aqui.

Como posso adicionar o Google Analytics ao tema do meu blogue?

Muitos temas permitem que coles um ID do Google Analytics na secção Aparência no menu Personalizar. Aprende a encontrar o teu ID do Google Analyticsaqui.

Se o teu tema não tiver um campo destes, segue as instruções abaixo.

  1. Copia o teucódigo de acompanhamento Google Analyticspara a área de transferência do teu computador.
  2. Acede ao teu Painel numa nova janela.
  3. Acede ao menu Personalizar para o blogue que gostarias de rastrear.
  4. Clica em “Editar HTML” e cola o código imediatamente antes de </head>.
  5. Clica em "Guardar".

Porque aparece "Código de rastreamento não verificado" no meu estado?

Isto significa que o sistema do Google ainda não processou os teus dados. Se os problemas persistirem, consulta a página de ajuda do Google Analytics.

 

Páginas


O que são as páginas?

As páginas são exatamente isso: páginas web que são acessíveis através do teu blogue, mas que não aparecem no Painel. São excelentes para coisas como a tua biografia, currículo, informações de contacto, manifesto pessoal, registo criminal ou qualquer outra informação à qual queiras atribuir um espaço permanente. Podes também usá-las para redirecionar para qualquer outra conta de rede social ou website ou reencaminhar para as tuas publicações com um marcador específico.

Layout padrão: replica o tema do teu blogue para que a página tenha o mesmo aspeto do resto do teu blogue.

Layout personalizado: utiliza código para que a página tenha o estilo que pretendes.

Redirecionamentos: Envia um visitante para outro URL. Poderás redirecionar visitantes para o teu perfil em páginas externas, como o Twitter ou o Facebook, ou para todas as tuas publicações com um marcador específico (todas as nossas publicações relacionadas com funções encontram-se em http://equipaportugal.tumblr.com/tagged/funções, por exemplo). A sério, podes apontar para qualquer URL que exista na Internet.

Como posso criar uma página com layout padrão?

  1. Clica em "Adicionar uma página" na secção Páginas no teu menu Personalizar.
  2. Digita um URL depois da barra (/). Por exemplo, uma página de currículo poderá ser /cv e uma página de biografia poderá ser /bio.
  3. Adiciona um título no campo do Título da Página.
  4. Ativa “Mostrar um link para esta página”.
  5. Clica em “Guardar”.

Como criar uma página com layout personalizado

  1. Clica em “Adicionar uma página” na secção Páginas do menu Personalizar.
  2. Seleciona "Personalizar layout" no menu pendente.
  3. Insere o código personalizado no editor de HTML.
  4. Introduz um URL depois da barra (/). Por exemplo, uma página dedicada a um manifesto poderá ser /manifesto e uma página de contacto poderá ser /contacto.
  5. Adiciona um título no campo do Título da Página.
  6. Ativa “Mostrar um link para esta página”.
  7. Clica em “Guardar”.

Como posso criar uma página que redireciona para as minhas publicações com um marcador específico?

  1. Clica em “Adicionar uma página” na secção Páginas do menu Personalizar.
  2. Seleciona "Redirecionar" no menu pendente. (Se não vires esta opção, nada temas; para prevenir spam, desbloqueamos algumas funcionalidades ao longo do tempo para novas contas. Assim que tiveres usado o Tumblr durante algum tempo, usando as funções gerais de seguir blogues, marcar publicações como favoritas, personalizar o teu blogue, esta funcionalidade será desbloqueada.)
  3. Introduz um URL depois da barra (/). Por exemplo, /omeumarcador, mas substitui "o meu marcador" pelo marcador que queres usar.
  4. No campo "Redirecionar para", adiciona tagged/omeumarcador ao final do URL do teu blogue, mas substitui "o meu marcador" pelo marcador que queres usar. Para marcadores com várias palavras, usa um underscore, sinal de mais ou travessão entre cada palavra (por exemplo: /tagged/cenas_fixes, /tagged/cenas+fixes, /tagged/cenas-fixes).
  5. Ativa “Mostrar um link para esta página”.
  6. Clica em “Guardar”.

Como posso criar uma página que redireciona para um website externo?

  1. Clica em “Adicionar uma página” na secção Páginas do menu Personalizar.
  2. Seleciona "Redirecionar" no menu de lista pendente.
  3. Introduz um URL depois da barra (/). Por exemplo, se estás a redirecionar para o Twitter, poderás usar /twitter. Se estás a redirecionar para o Facebook, poderás usar /facebook. Ou poderás usar /sacocama ou /hermanjose. Podes ser certinho ou escrever coisas completamente ao calhas. É lá contigo.
  4. No campo "Redirecionar para", introduz o URL para o qual gostarias de apontar.
  5. Ativa “Mostrar um link para esta página”.
  6. Clica em “Guardar”.

 

Solucionar problemas


Por que motivo os meus links da Página de Redirecionamento não estão a funcionar?

Verifica se incluíste “http://” no início do URL na caixa de edição da página. Se não for isto, alguma coisa poderá não estar a bater certo no teu HTML personalizado.

Se os links não aparecem, podem estar a acontecer algumas coisas:

  • Estás a usar um tema que não suporta a adição de páginas.
  • Estás a usar HTML personalizado que não suporta a adição de páginas.
  • Nunca criaste nenhuma página! Foi uma pergunta com rasteira, certo?

Como posso certificar-me de que os links das páginas aparecem no meu blogue?

Cria um link HTML na secção Descrição ou no HTML personalizado do teu blogue que aponte para a tua página. Por exemplo:

<a href="/pageurl">A minha página!</a>

(substitui “pageurl” pelo URL que definiste para a tua página)

Posso publicar ou reblogar nas minhas páginas?

Não, as páginas são estáticas e completamente separadas das publicações do teu blogue. Mas podes redirecionar uma página de forma a mostrar todas as tuas publicações com um marcador específico.