Publicação de postagens

Informações básicas


Como posso publicar algo no Tumblr? 

Você está pronto para publicar algo no seu blog? Ótimo. Nada é mais revigorante do que uma postagem fresquinha.  

Na web: Você tem dois botões para escolher. Ambos são muito fáceis de encontrar. 

  • Na parte superior do seu Painel, clique no ícone do tipo de postagem que você deseja publicar.
  • Ou, durante a navegação pelo painel, clique no botão do lápis azul, que está sempre no canto superior direito da sua janela. 

Nos dispositivos móveis:  É só tocar no botão azul de criação de postagem na parte inferior de sua tela.

Eu tenho alguns blogs. Como eu escolho entre eles quando for publicar?

Na web: Em qualquer formulário de postagem, clique na seta ao lado do nome do seu blog. Escolha o blog a partir do qual você quer publicar.

Nos dispositivos móveis: Em qualquer formulário de postagem, toque no nome do seu blog. Escolha o blog a partir do qual você quer publicar.

Como faço para publicar uma foto?

Você tem várias opções, meu amiguinho. 

Na web: Primeiro, abra o formulário de postagem de foto. Depois disso, você pode:

  • Clicar no ícone da máquina fotográfica para carregar imagens a partir do seu computador.
  • Arrastar arquivos do seu computador diretamente para o formulário de postagem.
  • Ou clicar no ícone do globo para postar fotos de uma URL.

Dica: Para adicionar um link na foto, passe o cursor por cima da imagem e clique no ícone de link que aparece no canto superior direito.

Outra dica: Tire uma selfie com sua webcam clicando no smiley.

Nos dispositivos móveis: Abra um novo formulário de postagem de foto. Faça o upload ou tire uma foto. Pronto. Simples e fácil.

Como posso publicar um álbum de fotos?

É ridiculamente fácil!

Na web: É só abrir um formulário de postagem de foto e fazer o seguinte:

  • Arraste mais de um arquivo para o formulário de postagem.
  • Selecione mais de um arquivo quando estiver carregando uma foto.

Você pode escolher até 10 imagens. Depois, você só precisa movê-las para criar o layout que deseja. Se você já adicionou as fotos, você pode adicionar mais clicando no ícone da câmera, logo abaixo das fotos, em “Adicionar mais”.

Dica: Se você pressionar a tecla alt/option, o ícone da câmera vira um globo e você pode adicionar fotos da internet via URL ao invés de carregar de seu computador.

Outra dica: Você pode acrescentar legendas para as imagens em um álbum de fotos, se desejar. Passe o mouse por cima da foto e depois clique nas reticências no canto. As pessoas só verão essas legendas se clicarem nas fotos no Painel. Portanto... não coloque informações muito importantes aí. A não ser que você queira ocultá-las como um verdadeiro tesouro enterrado. Mas aí já são outros quinhentos.

Nos dispositivos móveis: Você só precisa abrir um formulário de postagem de foto e escolher até 10 imagens. Depois, basta movê-las para criar o layout que preferir.

Como posso publicar uma live photo?

Se você tem um iPhone 6s ou 6s Plus, você pode postar  Live Photos  no seu Tumblr. Crie uma postagem de foto com uma Live Photo da mesma forma como se você estivesse criando uma postagem de foto estática, e aquele círculo miudinho no canto da Live Photo vai mostrar aos outros usuários que é uma foto interativa.

Usuários com um dispositivo Apple rodando com iOS 9.1 ou superior podem tocar e segurar na foto para ver um clipe de 3 segundos com som. Se alguém visualizar a sua postagem em um browser ou em uma versão iOS mais antiga, ou ainda em um dispositivo diferente, verá uma postagem de foto normal, estática e sem som.

Observe que se você não estiver conectado por wi-fi, você terá que tocar na Live Photo para fazer o download. Depois você deve tocar novamente e segurar para visualizá-la. Isso ajuda a economizar sua utilização de dados.

Estou tendo dificuldades para carregar fotos. O que devo fazer?

Siga os passos abaixo:

  • Para imagens estáticas, certifique-se de que o seu arquivo não é maior do que 10 MB e que foi salvo em um dos seguintes formatos: JPEG ou PNG.
  • Se estiver utilizando um GIF, certifique-se de que não é maior do que 2MB e do que 540 pixels de largura.
  • Salve uma nova versão do arquivo usando um aplicativo de fotografia/imagem a sua escolha. Às vezes, isso ajuda a remover alguns códigos residuais que estavam no arquivo original.
  • Nossa plataforma não oferece suporte para arquivos no padrão CMYK ou para outro padrão que não seja o RGB. Caso você esteja tendo dificuldades para carregar um determinado arquivo, salve a imagem em RGB e tente carregá-la novamente.

Como fazer um GIF?

Primeiramente, você precisa saber que o criador de GIFs é somente para dispositivos móveis.

  1. Abra um novo formulário de postagem de GIFs.
  2. Selecione um vídeo ou burst.
  3. Escolha um clipe de 3 segundos que se transformará em um GIF. Aqui você pode diminuir a tela para cortar o seu GIF - é só arrastar a caixinha azul embaixo do GIF para encurtá-lo. Um pouco mais abaixo, você pode aumentar ou diminuir a velocidade do GIF e, além disso, na seta circular à direita, você pode decidir se quer que ele fique em loop ou em vai e vem. 
  4. Clique em "Avançar" para editar seu GIF. Toque em "Aa" e depois na marca de verificação quando terminar o texto.  Mude a cor do texto clicando na paleta de cores. Toque com os dois dedos para alterar o tamanho ou girar o texto. Selecione umas das opções de filtro de GIF ao tocar no ícone da varinha mágica.
  5. Toque em “Pronto” para que seu GIF seja pré-selecionado e fique pronto para ser publicado quando você clicar em “Avançar.”

Alguns conselhos úteis na hora de criar o seu GIF:

  • Quanto mais curto for o GIF, mais suave e dinâmico ele fica. 
  • Acelere um GIF em câmera lenta em 3x ou 4x e ele se transformará em um lindo GIF em velocidade normal.
  • Toque no botão de ricochete uma vez e faça o GIF ir e vir; dois toques para ele ir e vir de trás para frente. 
  • Você pode selecionar múltiplos GIFs no formulário de postagem para criar um álbum de fotos.

Como faço para publicar um áudio?

A maneira mais fácil é começar a digitar o nome de um artista ou de uma música. Se estiver no Spotify ou no Soundcloud, iremos encontrar e publicar para você. Você também pode clicar, ao lado direito, no ícone do fone de ouvido e publicar arquivos MP3: um por dia, de no máximo 10MB. Assim que o áudio tiver sido processado, você pode inserir os dados do artista e o nome do álbum e da faixa. Arquivos no formato M4A, M4P e WMA não funcionam com nosso uploader. Nós também não aceitamos URLs que redirecionam para uma página da web ou para conteúdo em flash.

Nota: Você só pode criar postagens de áudio através da web. Se você mora nos Estados Unidos, você também pode, ligar para 1-866-584-6757 e criar uma postagem de áudio usando o seu celular.

Como faço para publicar vídeos?

Na web: Se o vídeo está no Vimeo, no YouTube ou em sites similares, você pode simplesmente abrir uma nova postagem de vídeo, clicar no ícone do globo e colar o link ou código de incorporação no formulário de postagem. Você também pode clicar no ícone da câmera e carregar seu próprio arquivo MOV ou MP4 — até o limite de 100MB por dia.

Nos dispositivos móveis: Abra um novo formulário de postagem de vídeo. Depois, escolha um vídeo da sua galeria ou grave um novo vídeo.

How do I post a live video?

You can post live videos through YouNow (iOS, Android), Kanvas (iOS, Android), Upclose (iOS, Android) and YouTube. Create an account, and be sure to give them access to your camera and microphone—that part’s important for streaming things.

Each live video app is a little different, but when you go into their settings you’ll look for sharing options. Turn on Tumblr sharing (log into Tumblr if prompted) and tap “Allow.” If you have more than one blog, you can use the app’s settings to pick which one you’re posting to. For more on live video, check out our Support post about it.

Como faço para formatar o texto de uma postagem?

Selecione o texto. Todas as suas opções de formatação irão aparecer em um pop-up cheio de botõezinhos. Suas opções são:

  • Negrito 
  • Itálico
  • Cabeçalho
  • Link
  • Tachado
  • Lista numerada
  • Lista com pontos
  • Citação

Como faço para inserir uma imagem ou um vídeo em uma postagem?

Certifique-se de que o seu cursor esteja posicionado em uma nova linha em branco no formulário de postagem, depois clique no botão com o sinal de mais que aparece no lado esquerdo. A partir daí, você pode:

  • Carregar imagens clicando no ícone da câmera.
  • Colar o código de incorporação de vídeo clicando no ícone da filmadora.
  • Busque um GIF clicando no ícone \"GIF\". Depois, digite algo na caixa que vai aparecer.
  • Para adicionar uma imagem de uma URL, você só precisa colar a URL no formulário de postagem.
  • Se você for muito detalhista em relação à largura das imagens, lembre-se de que imagens de 300px ou mais serão automaticamente ajustadas para caber no seu Painel (540px).

Você pode incluir até cinco vídeos ou fotos em sua postagem.

Eu sou o tipo de pessoa que adora criar postagens em HTML. Posso continuar fazendo isso?

Nós admiramos sua destreza e desconfiança em relação aos editores de rich text. Se você prefere um tipo de ambiente mais selvagem, clique nas configurações, no canto superior direito da postagem. Você pode mudar para a edição em HTML no menu que aparece.

Eu acabei de escrever um texto gigante. Alguma dica para que eu possa deixá-lo mais atraente?

Claro! Existem algumas ferramentas em nosso editor especificamente para esta situação. 

Primeiro, certifique-se de que o seu cursor está em uma nova linha do formulário de postagem. Depois, clique no sinal de mais que aparecerá no lado esquerdo. A partir daí, você pode:

  • Adicionar linhas horizontais para dividir o seu texto quilométrico em diferentes seções.
  • Adicionar a opção "Ler mais". No painel, sua postagem só será exibida até o ponto em que você inseriu o link "Ler mais". Nesse ponto, seus leitores verão, em azul, o texto “Ler mais”. Clicando nesse link, eles poderão ver o resto da sua postagem.

Como eu adiciono marcadores a uma postagem?

Na parte inferior do formulário de postagem, você verá o campo “#marcadores”. Digite os seus marcadores aí, pressionando enter (ou vírgula) depois de cada um. 

Lembre-se: No Tumblr, os marcadores podem conter espaços. Eles são os marcadores mais práticos da internet. Eba! Se você quiser aprimorar o seu domínio no ramo dos marcadores, leia mais sobre eles aqui.

Que mistérios se encondem por trás do ícone da engrenagem?

Uma incrível variedade de opções. A maioria das pessoas não usa, mas elas estão sempre ali para o caso de algum dia você precisar.

  • Você pode creditar a fonte do conteúdo de sua postagem.
  • Você pode criar uma URL personalizada para sua postagem. 
  • A data de publicação do seu post que, sim, você também pode alterar.
  • A opção de deixar que as pessoas respondam sua postagem com fotos. 

Eu não quero publicar esta postagem agora. Posso guardá-la para mais tarde?

Claro que pode. Há algumas opções para que você possa conciliar o seu ritmo de postagem com a sua rotina diária. Você só precisa clicar na seta ao lado direito do botão “Publicar”. A partir daí, você pode decidir:

  • Publicar agora. Essa é a opção padrão. A postagem é publicada assim que você clica em “Publicar.”
  • Adicionar a sua fila
  • Salvar como rascunho
  • Publicar em privado.
  • Programar a postagem para publicação em data e hora específicas.

Aprenda mais sobre tudo isso em Opções avançadas de postagem

Como posso compartilhar esta postagem com meus amigos do Facebook e com meus seguidores do Twitter?

Traidor! Hahaha, é brincadeira. Você pode usar os botões do Facebook e do Twitter no final do formulário de postagem. Vale reforçar que a sua postagem não será compartilhada até que você a publique, ok?

Leia mais sobre como conectar sua conta do Facebook ou do Twitter ao Tumblr. 

Como eu faço para colocar um daqueles botões incríveis de “Comprar” em uma postagem?

Caso você esteja navegando pelo site de algum parceiro nosso, como o Kickstarter ou a Etsy, e veja alguma coisa que você simplesmente TEM que convencer todos os seus amigos a comprar ou apoiar, clique no botão de compartilhamento nesse site e divida isso em uma postagem do Tumblr.

Outra forma de fazer o botão aparecer é compartilhar através do bookmarklet do Tumblr — ou, se você for um pouco mais geek, pode adicionar manualmente a URL do anúncio como fonte do conteúdo da postagem (essa opção está oculta no ícone da engrenagem, no canto superior direito do formulário de postagem).

Outras formas de fazer o botão aparecer:

  • Criar uma postagem de link que direcione para a URL em questão.
  • Adicionar a URL em uma imagem em uma postagem de foto.
  • Compartilhar a página através do bookmarklet do Tumblr.
  • Adicionar a URL como a fonte do conteúdo em qualquer postagem que você criar. (Esta opção é para os geeks: o campo "fonte do conteúdo" está oculto no ícone da engrenagem no canto superior direito do formulário de postagem).

Como posso remover postagens do meu blog?

  • Escolha o blog a partir do menu Conta na parte superior do seu Painel.
  • Clique no ícone da engrenagem no final da postagem que deseja remover e, depois, selecione "Excluir”. Se você quiser remover um número grande de postagens, recomendamos que use o Megaeditor, que pode ser acessado ao lado direito da página ou através de tumblr.com/mega-editor/nomedoblog.

Só mais uma coisa: quando você exclui uma postagem do seu blog, os reblogues desta postagem não são apagados.

 

Reblogue


O que são reblogues, minha preciosa? 

Um reblogue é quando você vê uma postagem no Tumblr que curte muito, você clica no botão de reblogue e ela aparece no seu blog também. E aí mais pessoas podem ter acesso àquela postagem graças ao seu reblogue.

Fique à vontade para adicionar comentários, fotos ou um GIF quando você reblogar. Ou não. Siga os seus instintos.

O que faço para reblogar? 

Bom, primeiro, certifique-se de que você está logad@ no Tumblr. Se já tiver iniciado a sessão, dê uma olhada no canto inferior de cada postagem, no painel (ou no canto superior da mesma postagem, caso esteja visualizando o link permanente dela) e você verá o botão de reblogue. Clique ou toque nele. Aí é só adicionar uma legenda, se quiser, e publicar no seu blog. Mais fácil do que tirar doce de criança chata.

Como faço para reblogar a partir de uma determinada parte no thread da postagem? 

Clique no nome de usuário de quem quer que tenha criado o reblogue que você quer reblogar. Ele irá se abrir e você, então, pode clicar ou tocar neste botão de reblogue para reblogar aquela postagem.

Posso editar reblogues anteriores ou a postagem original ao reblogar? 

Você pode manter ou não o texto da postagem original no seu reblogue, mas você não pode editar ou alterar o texto original de outras pessoas, seu safadinho.

Posso remover as legendas de uma postagem que eu esteja reblogando? 

Com cerrrrrrteza, Faushtão. Na hora de reblogar, é só clicar naquele X ao lado do texto em questão. Se se arrepender, clique em "colocar reblogues de volta". Voilà.

É tudo ou nada: você não pode eliminar uma única parte do texto/comentário dentro de um thread. Ou apaga tudo ou nada.

Como posso ter certeza de que as outras pessoas darão os créditos as minhas postagens ao reblogá-las? 

Use o campo para citação de fonte! Na verdade, nós a utilizamos automaticamente por você. Não importa quantas vezes uma postagem originalmente sua seja reblogada, você será sempre creditado como fonte original. Usuários que rebloguem a sua postagem podem adicionar um GIF, algum comentário, ou remover todo o texto da legenda, mas o seu nome de usuário estará sempre junto no cantinho inferior da postagem.

 

Bookmarklet


O que é o bookmarklet?

É uma coisa muito legal que possibilita publicar coisas no Tumblr rapidamente ao pesquisar outros websites. Você pode instalá-lo aqui. Você pode criar os mesmos tipos de publicações como o formulário de publicação normal, mas não pode publicar conteúdos de áudio, e tem que usar vírgulas para separar cada parâmetro (na aba Avançadas).