Recursos menos conhecidos

Atalhos & Dicas


Labs

Ativar o Tumblr Labspara descobrir alguns recursos experimentais, como já mencionado nesta postagem.

Postagem pelo celular

http://staff.tumblr.com/post/78875723128/operators-are-standing-by-call-now-thank-you

Postagem pelo bookmarklet

Para publicar algo que você encontrou on-line sem sair da página em que você está. Clique no bookmarklet para abrir um formulário de postagem em uma nova janela. Ele já estará pré-preenchido com informações da página que você estava visualizando, incluindo as informações da fonte (uma coisa a menos para você se preocupar). Edite a postagem do jeito que você preferir e escolha se quer publicar imediatamente, colocar na fila ou salvá-la como rascunho.

Para instalar o bookmarklet, basta arrastar este botão em direção a sua barra de favoritos.

@menções

Chame a atenção de alguém mencionando seu nome. Você só precisa digitar @nome-de-usuário em uma postagem. Quando você publicar, eles irão receber uma notificação sobre essa menção.

Adicionar imagens inline a partir da web

Cole a URL de uma imagem dentro de um formulário de postagem e pronto, a imagem já está no seu devido lugar.

Alterar editor de texto padrão

Se você usa markdown ou HTML para todas as suas postagens, você pode escolher configurá-los como opção padrão para a edição de texto nas configurações do painel. Você pode alternar entre um e outro quando estiver criando uma postagem. Com isso, você pode economizar uns cliques.

Atalhos do teclado

Jogue fora esse mouse desconfortável! Digite shift + ? enquanto estiver no painel para visualizar todos as nossas teclas de atalho e digite "j" para ativá-las.

Inexplicavelmente, os atalhos do teclado também funcionam nos nossos apps para dispositivos móveis, se você tiver um teclado bluetooth conectado. Mas você terá de memorizá-los antes.

Ativando notificações de um tumblr

Você pode ativar as notificações dos blogs que você segue para recebê-las sempre que houver uma postagem nova.

Toque no ícone da silhueta no canto direito de um blog que você segue (ou, na web, passe o mouse no avatar de um blog e clique na silhueta). Depois, toque ou clique em “Receber notificações.” Se você ativou as notificações de um blog, você verá um pequeno raio ao lado da silhueta sempre que visualizar este blog. 

Para parar as notificações, toque ou clique na silhueta novamente e, em seguida, em “Parar notificações.” Se você deixar de seguir um blog, você não receberá mais notificações sobre ele.

Orelha de página

Clique na orelha de página de uma postagem para ir diretamente para o link permanente da postagem. Passe o mouse por cima para ver a data de publicação. Passe o mouse por cima e depois tire. Passe o mouse por cima e depois tire. Passe o mouse por cima e depois tire. Faça isso quantas vezes quiser para ver a orelhinha dobrar e desdobrar. E pronto, é isso.

Edição em massa de postagens

Suponha que você queira criar uma página de marcadores no seu blog e que você não tenha sido muito coerente na hora de inserir marcadores nas suas postagens. Solução: editor de postagens em massa. Visualize o arquivo do seu blog, selecione uma ou todas as postagens, reinsira os marcadores ou apague as postagens.

Selecione o seu blog no menu Conta. Depois, encontre o Editor de postagens em massa do lado direito, na barra lateral.

Truques para a URL

  • Arquivo: cheezbag.tumblr.com/archive
    Uma forma de visualizar rapidamente tudo que está em um blog. Muito útil se você estiver procurando uma postagem específica ou se quiser dar uma olhada só por curiosidade. Você pode filtrar por mês e ano ou pelo tipo de postagem.

  • Com marcadores: cheezbag.tumblr.com/tagged/<tag>
    Mostrar todas as postagens em um blog que tenha determinado marcador. Funciona em qualquer blog. Bem, qualquer blog que use marcadores.

  • Ordem cronológica: cheezbag.tumblr.com/tagged/<tag>/chrono
    Variações de um mesmo tema: veja, em ordem cronológica, postagens com um marcador específico.

  • Data: cheezbag.tumblr.com/data/AAAA/MM/DD
    Veja apenas as postagens publicadas em um dia específico. Talvez você tenha postado várias coisas no Ano Novo, mas o seu sistema de marcadores é muito peculiar e não há nada que você possa fazer a respeito.

  • Aleatório: cheezbag.tumblr.com/random
    Carrega uma postagem aleatória de um blog. Mais uma vez. E de novo. Bom, acho que você já pegou a ideia, né?

Veja os favoritos de outros usuários, quem eles seguem e compartilhe os seus também

Esta opção é muito divertida quando você se pega marcando favoritos demais ou anda reblogando muita coisa do mesmo blog. Você pode ver as coisas que eles marcaram como favoritas em tumblr.com/liked/by/nome-de-usuário. Essas coisas podem ser as mesmas que você gosta! Para compartilhar suas postagens favoritas com outros usuários, ative a opção nas suas blog preferências  na web, ou toque no ícone da paleta de cores ao visualizar as configurações do seu blog.

Verificação em duas etapas

Proteja o seu blog contra pessoas mal-intencionadas. Nós iremos te enviar uma segunda senha sempre que você iniciar a sessão. Dessa forma, mesmo que um hacker tenha a sua senha, ele não conseguirá entrar na sua conta. A menos que ele também tenham roubado o seu celular. Moral da história: não ande na companhia de hackers.

O Tumblr também é compatível com aplicativos de autenticação, caso você prefira usar um deles.

Recursos pouco conhecidos para iOS


Toque e segure uma imagem

Faça isso e um menu de opções de compartilhamento irá se abrir. A partir daí, você pode enviar a imagem por mensagem de texto, por e-mail ou por onde quiser. E se for uma imagem animada, chegará animada ao destino. As informações de publicação da postagem também estão no menu de compartilhamento, caso você precise.

Reblogue rápido

Se você não acrescentar nenhum comentário ao seu reblogue, toque e segure o botão de reblogar para evitar que o formulário de postagem se abra. Uma coisinha: o reblogue será publicado no blog em que você publicou mais recentemente. Não é um problema para a maioria das pessoas, mas esteja atento caso você publique em vários blogs constantemente. 

Apagar cache

Apague o cache para liberar espaço na memória do seu telefone. Ele irá rodar mais rápido e com menos falhas. Toque na aba Conta (a silhueta), depois em "Configurações" e é só apagar a cache.

Notificações interativas

Arraste as notificações do Tumblr para ver algumas funções ocultas. Na tela de bloqueio, na tela principal ou em qualquer tela que não seja a do aplicativo do Tumblr, porque aí seria redundante.

Extensão para compartilhamento

Esta opção é muito útil quando você encontrar um site que ao qual você quer se conectar ou quando você quiser publicar uma foto da sua câmera. Funciona mais ou menos como o bookmarklet para desktop. O negócio é que a configuração é um pouco esquisita:

  1. Abra a foto na sua galeria da câmera.
  2. Pressione o ícone de compartilhamento. É tipo assim: 
  3. Deslize pela lista de aplicativos e pressione o ícone de mais. 
  4. Entre no Tumblr (e onde mais desejar) e reorganize a lista na ordem que você quiser.
  5. Clique no botão de concluir.

Agora, sempre que o ícone de compartilhamento aparecer (no Safari, na câmera, no Notes, etc.) você pode publicar no seu blog o que estiver vendo sem precisar abrir o aplicativo.

Widget do dia

Veja o que é popular no Tumblr na sua tela Hoje. Algumas configurações serão necessárias, mas é fácil:

  1. Deslize para baixo de qualquer lugar para abrir a tela de widgets.
  2. Faça o scroll down até o final da aba “Hoje”.
  3. Toque em “Editar”, depois toque em “Popular no Tumblr”.

Depois disso, você está pronto. Para sempre.

App da Tumblr TV para sua Apple TV

Você tem a nova Apple TV (4ª geração)? Deixe a Tumblr TV acabar com a sua vida útil. Com mais de 100 milhões de GIFs (caraca!) para ver e milhares adicionados todos os dias, tenha a certeza que você nunca mais conseguirá fechar seus olhos. Baixe o app da Tumblr TV pela App Store, abra-o e, então, —com os olhos bem arregaladões,— vire-se para a tela. Os GIFs mais incríveis do Tumblr vão passar na sua TV, um atrás do outro, até que você fique completamente hipnotizado.

  • No controle remoto Touch, deslize para baixo para ver o nome de usuário e os marcadores de uma determinada postagem e, em seguida, deslize para a esquerda ou direita para visualizar ou selecionar outros marcadores.
  • Clique em um marcador específico e uma nova leva de GIFs relacionados vai começar a passar.
  • No controle Touch, deslize para cima para ocultar o nome de usuário e os marcadores.
  • Deslize para a esquerda ou direita para se movimentar entre os GIFs.
  • Pressione o botão de play/pause para passar um GIF em loop ou em modo de avanço automático.

Recursos pouco conhecidos do Android


Encostando telefones para compartilhar blogs

Isto é para telefones com NFC (e tem que estar ligado). Abra o aplicativo e vá até um blog, encoste o seu telefone no de outra pessoa e você verá este blog se abrindo na tela dela.

Reblogue rápido

Se você não quiser adicionar um comentário no reblogue, você pode pular o formulário de postagem completamente segurando o botão de reblogue. Estes pequenos segundos farão milagres.

Widget de notificação

Para adicioná-lo a sua tela inicial:

  1. Pressione por alguns segundos qualquer espaço vazio da sua tela inicial, isto é, em qualquer lugar onde não esteja um ícone ou outro widget.
  2. Pressione “Adicionar Widget”.
  3. Encontre e escolha o widget do Tumblr.
  4. Widget, widget, widget.

Tumblr nos resultados do Google

Se aparecer o logo do Tumblr em um resultado de pesquisa do Google, o link irá abrir no app to Tumblr. Bem inteligente, não?