Personalização do Blog

Informações básicas


Alguma vez você sonhou em personalizar a descrição, o título ou a aparência do seu blog? Considere este parágrafo um beliscão, porque não, você não está sonhando. Você tá bem acordado e agora pode fazer tudo isso e muito mais na página Personalizar.

Você tem duas opções e são todas maravilhosas: 

  • Clique no botão Editar Tema no canto superior direito do seu blog (oseublogue.tumblr.com).
  • Clique no menu Conta na parte superior do seu painel. Clique no ícone da engrenagem para acessar as configurações. No menu do lado direito, escolha o seu blog e depois clique em “Editar tema”.

Além de personalizar a aparência, a descrição e o título do seu blog, você pode escolher um novo tema a partir dessa página, clicando em “Visualizar Temas” ou acessando www.tumblr.com/themes.

Como posso editar a descrição do meu blog?

Vá até o menu conta. É aquela silhueta na parte superior da tela no seu painel na web ou no app para Android. Se você estiver usando o app pra iOS, fica na parte inferior da tela.

Selecione o blog cuja descrição você queira editar. 

Na web, clique no botão "Editar aparência" na tela de pré-visualização que é exibida. Nos dispositivos Android, toque no botão "Editar". No iOS toque no menu do usuário (a silhueta com 3 linhas) e depois em "Editar aparência"." 

A partir daqui, altere a descrição para o que desejar e depois salve.

 

Aparência


O que é a aparência de um blog?

A aparência do seu blog? Bem, é a cara com que o seu blog aparece nos aplicativos para celular ou tablet, no Painel e nos resultados de busca.

Como posso editar a aparência do meu blog?

No app para dispositivos móveis, abra o seu blog e toque na paleta de cores no canto superior da tela.

Toque nos vários itens para alterá-los ou ocultá-los. Ajuste as cores de realce. Se joga!

Você também pode fazer estas alterações usando um computador normal, se preferir. Basta clicar na silhueta que fica na parte superior do painel para acessar suas configurações. Em seguida, selecione o seu blog no menu à direita e você vai ver, na parte de cima, o botão Editar Aparência. Clique nele.

Em que sentido a aparência é diferente do tema do blog?

O tema é o visual que o seu blog tem no endereço web num computador normal (veja, por exemplo, o nosso em equipebrasil.tumblr.com). Saiba mais sobre como editar o seu tema.

Você pode conferir o visual de qualquer tema para blog (incluindo o seu próprio) clicando nesse blog em seu painel, e depois clicando no nome de usuário que aparecerá na parte superior do quadro.

A aparência do blog serve para ajustar a cara que ele vai ter nos dispositivos móveis, nas páginas de pesquisa e no popover que aparece quando alguém passa o cursor sobre o nome de usuário. Trocando em miúdos, a aparência do seu blog é tudo que não for a URL do seu blog.

Quando eu altero o meu avatar, o título e a descrição através da seção de aparência do meu blog, todo o resto fica alterado também?

Sim! O texto do título, o texto da descrição e o avatar estão universalmente associados ao seu blog. Se você alterá-los através das opções de aparência, esta alteração vai aparecer em todos os lugares. E não, não existe forma de você ter diferentes títulos, descrições ou avatares para cada lugar.

Passe o cursor sobre o canto superior direito de qualquer postagem. Você está vendo as abas dobradas para baixo? Clique aí e a página do link permanente vai abrir em uma nova aba.

Como eu posso ver o blog de um usuário a partir do Painel?

Basta clicar no avatar ou no nome de usuário do blog que você está interessado. Ele irá aparecer no lado direito da janela do seu navegador. Dê uma surfada pelas postagens, marque como favoritas as postagens que você quiser e, quando tiver acabado, clique em qualquer parte fora do quadro onde está o blog. Pronto, aí está o seu Painel, da mesma forma como você deixou.

Se você quiser abrir o blog em uma nova aba, é só clicar no nome de usuário na parte superior do quadro que aparece. Ou então, direto no Painel, você pode clicar segurando CTRL (ou clicar com o botão direito do mouse) em um nome de usuário e selecionar “Abrir link em uma nova guia” no menu que aparece.

 

Temas


Se quiser editar o HTML do seu tema, você pode usar o editor na seção de personalização do seu blog. O campo da descrição também permite inserir HTML, caso você queira adicionar alguns fragmentos de código.

Se você quiser conhecer todos os detalhes do tipo de código que os temas do Tumblr utilizam, consulte o nosso guia.

Como posso editar o HTML personalizado do meu blog?

  1. Clique em "Configurações" (no ícone da engrenagem) na parte superior do seu painel.
  2. Clique no blog que você gostaria de atualizar, no lado direito da página e depois clique em “Editar Tema” na seção de temas do site.
  3. Clique no botão Editar HTML e personalize o HTML conforme desejar no editor de código-fonte. Para ver uma prévia das alterações, clique em “Atualizar visualização”.
  4. Quando você terminar, clique na seta para voltar e depois clique em "Salvar".

Como posso aprender mais sobre HTML, CSS e temas do Tumblr?

Verifique os recursos em http://codecademy.com e https://developer.mozilla.org/pt-BR/learn.

Nós também temos um brilhante guia para criar temas personalizados do Tumblr aqui.

Posso retornar a uma versão anterior do meu HTML personalizado?

Com certeza! Se bater aquela saudade de uma versão antiga, você pode reverter a situação a qualquer momento. Armazenamos versões do seu HTML personalizado na nossa página Recuperar tema personalizado. Se você não conseguir ver a versão que procura, provavelmente ela é muito antiga. Isso significa que ela se foi para sempre.

Vocês podem me ajudar com o código do meu blog?

Infelizmente, nós não podemos ajudar com a personalização de HTML/CSS, mas se você precisar de ajuda, pode pedir a um amigo ou desenvolver as suas habilidades de programação. Se isto não funcionar, fique à vontade para utilizar um dos milhões de temas em www.tumblr.com/themes.

O que posso fazer se o meu blog estiver em branco ou se estiver faltando conteúdo?

Caso a aparência do seu blog esteja estranha, o conteúdo esteja fora do lugar ou o blog esteja vazio, é possível que você tenha inserido códigos incorretos nas seções Tema ou Descrição da página Personalizar.

  1. Remova todo o código da caixa Descrição, na parte superior do menu Personalizar. Clique em "Salvar" e depois visualize o seu blog para ver se o problema está resolvido.
  2. Salve uma cópia do seu HTML personalizado e depois reinstale o tema diretamente de www.tumblr.com/themes.

Dicas:

  • Limpe o cachê do seu browser entre alterações para ter a certeza de que está vendo a versão atual do seu blog. A forma mais fácil de fazer isso é pressionar Cmd+Shift+R no Mac ou Ctrl+Shift+R no Windows, o que irá atualizar completamente a página.
  • Se não conseguir ver o botão Personalizar no seu blog, você poderá acessar o menu Personalizar de muitas outras formas.
  • Não vamos conseguir te ajudar a resolver códigos errados em detalhes, mas seja qual for o seu problema, alguém já passou por isso antes. Não hesite em pesquisar na internet ou consultar um amigo que seja um crânio nestas coisas.

Posso obter um reembolso por um tema que eu comprei?

Claro, desde que a compra tenha sido feita há menos de duas semanas. Basta nos enviar um e-mail e incluir a URL do seu blog, data de compra e método de pagamento (últimos quatro dígitos do seu cartão de crédito ou o seu e-mail do Paypal). Você irá receber uma resposta em até três dias úteis.

 

Google Analytics


Para que serve o Google Analytics?

Mesmo que a página Atividade do Tumblr seja excelente para ver as suas notas, nós não conseguimos realmente medir a atividade na página do seu blog. É aí que entra o Google Analytics. É a melhor forma de obter informações como:

  • Número de visitantes do blog
  • Frequência de visitantes
  • Suas postagens mais populares
  • Termos de busca que as pessoas utilizaram para encontrar você
  • O local de origem das suas visitas
  • O peso e a altura do seu blog
  • E muito mais.

Como configuro a minha conta do Google Analytics?

Bem, você podia começar criando uma conta, caso você ainda não tenha uma. Você pode encontrar algumas instruções simples aqui.

Como faço para adicionar o Google Analytics ao tema do meu blog?

Muitos temas permitem que você cole um ID do Google Analytics na seção Aparência no menu Personalizar. Aprenda a encontrar o seu ID do Google Analytics aqui.

Se o seu tema não tiver esse campo, siga as instruções abaixo.

  1. Copie o seu código de acompanhamento do Google Analytics para a área de transferência do seu computador.
  2. Acesse o seu painel em uma nova janela.
  3. Acesse o menu Personalizar do blog que você gostaria de rastrear
  4. Clique em “Editar HTML” e cole o código imediatamente antes de </head>.
  5. Clique em "Salvar".

Por que aparece a mensagem “Código de monitoramente não verificado” no meu status?

Isto significa que o sistema do Google ainda não processou os seus dados. Se os problemas persistirem, consulte a página de ajuda do Google Analytics.

 

Páginas


O que são as páginas?

As páginas são simplesmente isto: páginas estáticas da web acessíveis através do seu blog, mas que não aparecem no Painel. Elas são excelentes para coisas como a sua biografia, currículo, informações de contato, manifesto pessoal, ficha criminal ou qualquer outra informação para a qual você queira dar um espaço permanente. Você também pode usá-las para redirecionar para qualquer outra conta de rede social ou site, ou ainda para agrupar suas publicações com um marcador específico.

Layout Padrão: Replique o tema do seu blog para que a página tenha a mesma aparência do resto do seu blog.

Layout Personalizado: Edite o código HTML para que a página tenha a cara que você quer.

Redirecionamentos: Envie um visitante para outra URL. Você poderá redirecionar visitantes para o seu perfil em páginas externas como o Twitter ou o Facebook, ou para todas as suas publicações com um marcador específico (por exemplo, todas as nossas publicações sobre o lançamento de recursos encontram-se em staff.tumblr.com/tagged/features). Acredite, você pode direcionar seus visitantes para qualquer URL que exista na internet.

Como posso criar uma página com layout padrão?

  1. Clique em “Adicionar uma página” na seção Páginas no seu menu Personalizar.
  2. Digite uma URL após a barra (/). Por exemplo, uma página pode ser /retornar e uma página sobre você poderia ser /bio.
  3. Adicione um título no campo Título da Página.
  4. Ative a opção "Mostrar um link para esta página"
  5. Clique em “Salvar”.

Como eu crio uma página com um layout personalizado?

  1. Clique em “Adicionar uma página” na seção Páginas do seu menu Personalizar.
  2. Selecione "Layout Personalizado" nas opções do menu.
  3. Insira o código personalizado no editor de HTML.
  4. Digite uma URL de página após a barra (/). Por exemplo, uma página pode ser /manifesto e uma página de contato pode ser /contato.
  5. Adicione um título no campo Título da Página.
  6. Ative a opção "Mostrar um link para esta página"
  7. Clique em “Salvar”.

Como eu crio uma página que redirecione para minhas postagens que têm um marcador específico?

  1. Clique em “Adicionar uma página” na seção Páginas do seu menu Personalizar.
  2. Selecione "Redirecionar" a partir das opções do menu. (Se você não vê esta opção, não se preocupe - para evitar spam, só desbloqueamos alguns recursos para novas contas depois de certo período. Uma vez que você tiver usado o Tumblr por algum tempo para acompanhar blogs, marcar postagens como favoritas e personalizar o seu blog, este recurso será desbloqueado)
  3. Digite uma URL após a barra (/). Por exemplo, /meumarcador, mas substitua “meumarcador&#8221 pelo marcador que deseja usar.
  4. No campo “Redirecionar para” adicione /tagged/meumarcador ao final da URL do seu blog, mas substitua "meumarcador" pelo o marcador que você deseja usar. Para marcadores com várias palavras, use o sublinhado, sinal de mais, ou um traço entre cada palavra (exemplo: /tagged/bubble_tea, /tagged/bubble+tea, /tagged/bubble-tea).
  5. Ative a opção "Mostrar um link para esta página"
  6. Clique em “Salvar”.

Como eu crio uma página que redireciona para um website externo?

  1. Clique em “Adicionar uma página” na seção Páginas do seu menu Personalizar.
  2. Clique em "Redirecionar" no menu suspenso.
  3. Digite uma URL após a barra (/). Por exemplo, se você está redirecionando para o Twitter, você pode usar /twitter. Se você está redirecionando para o Facebook, você pode usar /facebook. Ou você ainda pode usar /sleepingbag ou /dannydevito. Você pode ser simples e direto ou completamente aleatório com essas coisas. Está totalmente sob o seu controle: você decide.
  4. No campo "Redirecionar para" introduza a URL para a qual você gostaria de redirecionar.
  5. Ative a opção "Mostrar um link para esta página"
  6. Clique em “Salvar”.

 

Problemas comuns


Por que minhas páginas de redirecionamento não estão funcionando?

Certifique-se de que incluiu “http://” no início da URL que você inseriu. E se isto não adiantar, pode ser algo estranho no seu HTML personalizado.

Se seus links não estão aparecendo, algumas destas coisas podem estar acontecendo:

  • Você está usando um tema que não suporta páginas.
  • Você está usando um HTML personalizado que não suporta páginas.
  • Você nunca criou uma página! Pergunta maliciosa, hein?

Como eu tenho a certeza de que links para páginas aparecerão no meu blog?

Crie um link HTML na Descrição ou no HTML personalizado do seu blog que redirecione para a sua página. Por exemplo:

<a href="/pageurl">Minha página!</a>

(substitua “pageurl” pela URL que você definiu para sua página)

Posso postar ou reblogar para as minhas páginas?

Não, as páginas são estáticas e completamente separadas do seu blog. Você pode, no entanto, redirecionar uma página para mostrar todas as suas postagens com um marcador específico.