@tocafitas / tocafitas.tumblr.com

Quase dia

A maioria das minhas playlists nasce num arquivo de texto com o nome e uma ideia. Algumas, como a de hoje, têm músicas incluídas tão aos poucos que parece que nunca vão sair do arquivo de texto. Até que, de repente, saem. Quase dia estava feita há meses como uma playlist, mas só senti que estava pronta quando dividi em duas. Em comum, as duas pensam na transição da madrugada pra manhã, mas de uma…

#toca10 pra dormir gostoso

#toca10 pra dormir gostoso

A playlist de hoje é autoexplicativa na descrição: “um abraço auditivo antes de dormir” – apesar de que poderiam ser dez, porque cada faixa é um abraço. A maioria são abraços de pais ou mãe nas filhas, mas têm, também, um quase som das ondas do mar na única música instrumental da seleção, duas versões de “Drume Negrita” na sequência e uma canção infantil do MPB4. A letra mais adulta é “Coisa…

Eletrola

Já tenho aqui duas playlists daquela música eletrônica que tocou muito em rádio nos anos 90: uma dedicada ao que chegou no Brasil pela gravadora Paradoxx Music e outra para o que chegou fora dela. Faltava uma que reunisse o que tocou nos anos 2000. Faço isso dessa vez, extrapolando para o início dos 2010 e incluindo, também, algumas gravações da década de 1990 que lembram muito mais o que…

Scanimate feelings

Por mais estranho que possa parecer, a playlist de hoje tem ligação com a da semana passada, do samba romântico dos anos 70/80. As gravações da década de 1980 daquela playlist estão cheias de arranjos “cintilantes”, com predominância do som de sintetizador e bateria eletrônica – até porque, nos anos 80, praticamente ninguém escapou disso. E esse tipo de som tem me pegado bem mais do que já…

Delírios de amor

Cada vez mais tenho percebido que o meu gosto musical – e, por consequência, o que eu mais tenho vontade de dividir aqui – está entre o que não é valorizado nem por um mainstream atual e nem pela crítica especializada. Hoje eu trago uma playist que tem, majoritariamente, um samba romântico que fez muito sucesso a partir da década de 70 e que influenciou o pagode 90, mas que também foi muito…

festa junina Casa Lúpulo

festa junina Casa Lúpulo

Quando a minha irmã pediu uma trilha sonora com clima de festa junina para a Casa Lúpulo, pensei em adaptar uma playlist que eu já tenho e gosto, Festa do interior, acrescentando algumas coisas e tirando outras. Mas, apesar da outra lista ter servido de base – e até do começo ser praticamente igual -, essa aqui virou outra coisa! Queria que, além do clima de festa junina, o repertório tivesse a…

Namorando a madrugada

A playlist de hoje até poderia ser temática para o dia dos namorados, mas não foi feita necessariamente para o 12 de junho e muito menos para um lado meio caótico do dia dos namorados (fila de restaurante lotado, fila de caixa em shopping pra comprar presente de última hora, fila de motel, pra quem vai? – etc.). É uma sequência de canções brasileiras que falam sobre relacionamentos pra escutar…

É mais embaixo

Essa é uma daquelas playlists de coisas muito aleatórias que eu gosto e que, apesar de já ter feito há um tempo, nunca achava uma data pra postar aqui. Resolvi que é hoje. 🙂 São 20 músicas lançadas num período em que o Brasil ainda vivia sob censura ou tinha recém saído dela, mas que ousavam falar de sexo da forma mais explícita possível para tocar no rádio e/ou na televisão daquela época. Falei…

Charme do mundo

A playlist de hoje viaja para um Rio de Janeiro que nem conheci: o dos bailes charme da década de 1990. O charme, num resumo bem superficial, é uma das vertentes que surgiram a partir dos bailes de soul e funk dos anos 70, pós-Black Rio. Com o declínio da disco music e a popularização do rock e pop também entre jovens brancos das zonas norte e oeste, nos anos 80, parte dos DJs passou a tocar…

Domingueira 2

Continuação de uma playlist de 2018 que só teve atualização porque a versão de uma das músicas que eu tinha escolhido saiu do catálogo do streaming. No texto da primeira eu cito as coletâneas da Som de Valente como referência. Aqui, incluo outra inspiração (e recomendação): a programação musical de fim-de-semana da 105 FM, de Jundiaí/SP. É sempre surpreendente, feita por gente que gosta e entende…

Comfort music

Tem uma playlist minha, Abraço, em que eu uso esse termo comfort music como descrição. Ela foi pensada para reunir músicas com letras que abraçam, que confortam. Mas tem outro contexto em que o termo encaixa, que é a proposta de hoje. Eu relaciono comfort music com comfort food, que é aquela coisa muito (re)conhecida que a gente procura quando quer algo amigável. Essa música confortável é parte…

Um pé no mato - Volume 2

Um pé no mato – Volume 2

No final do mês passado, postei aqui uma playlist que, resumidamente, era uma viagem teórica para um interior bucólico e nostálgico. Várias músicas que eu gosto ficaram de fora porque eu não queria fazer uma lista muito longa, já que tudo era muito calminho. Organizei parte do que ficou de fora, acrescentei outras músicas e trago agora uma outra viagem, que tá tão gostosa quanto a primeira. O que…

Desfile das escolas de samba

Desfile das escolas de samba

A playlist da semana passada teve textão, a de hoje não vai ter. Próximo dessa volta dos desfiles das Escolas de Samba, cancelados em 2021 por causa da pandemia de Covid-19, fiz uma lista com 20 sambas-enredo que marcaram a história do carnaval carioca, incluindo alguns que foram além e viraram clássicos da MPB. O que tem? Império Serrano – Aquarela Brasileira (1964) Unidos de Vila Isabel –…

Baianidade nagô

Que eu adoro a música da Bahia não é novidade. Até a motivação pra estudar Programação Musical veio de duas playlists que eu fiz pra ouvir na Bahia, numa viagem que fiz em 2013 – juntei as duas numa Saudade da Bahia por aqui. Tenho outra lista daquela axé music que fez muito sucesso em rádio nos anos 90 e que eu já gostava muito naquela época, Micareta. Nessa incluí até alguns artistas como o…

Balanço do norte

São 50 músicas com alguns dos ritmos dançantes do norte do Brasil, principalmente do Pará. O maior desafio foi fazer uma lista que incluísse músicas que fizeram muito sucesso em todo o Brasil, como as duas da Banda Calypso, o Tic Tic Tac do Carrapicho ou o Beto Barbosa e outras pouco conhecidas, mas com uma estética parecida com o que tocava nas rádios populares na mesma época em que foram…

Um pé no mato

Um pé no mato

Uma brincadeira que tem acontecido nas playlists que tenho feito desde que voltei a postar aqui é criar trilhas sonoras para situações ou contextos que não necessariamente são íntimos meus ou até reais. Isso é nítido e escrachado num Silvio Santos de férias, mas também aparece nessa seleção de canções brasileiras bucólicas e/ou com temática rural. Passei a vida toda em São Paulo, nunca nem viajei…

Silvio Santos de férias

Silvio Santos de férias

Deixando de lado as discussões sobre a figura controversa que Silvio Santos se tornou – ou que sempre foi? –, essa playlist é uma grande brincadeira com a figura do Silvio Santos de férias, ou da imagem desse senhor aqui: Reprodução Que lugar parece mais apropriado pra receber Silvio Santos nas férias? Um resort? Um cruzeiro? Um cassino? Não sei, mas imagino um lugar com várias opções de drinks…

Aquele dia com cheiro de chuva, o céu meio cinza ou com sol tímido, mas aquele clima que já permite arriscar a sair de casa? Essa é a imagem que me fez pensar em uma trilha sonora. Tem link na bio. https://www.instagram.com/p/CbAJMmVuO1L/?utm_medium=tumblr

Depois da chuva

Antes de qualquer coisa, quero enfatizar que a referência de chuva daqui não tem nada a ver com as tempestades que a gente tem visto nas últimas semanas e que têm causado tantas perdas em algumas cidades. Obviamente, não sou a pessoa que está escolhendo música para tragédia. É óbvio, mas não custa reforçar. Sabe aquele clima que fica logo depois de uma chuva de verão? Aquele dia com cheiro de…

O Brasil não é só verde anil amarelo

O Brasil não é só verde anil amarelo

A playlist de hoje estava programada para a volta do Toca fitas, depois desse hiato de quase dois anos. A trilha de carnaval da Casa Lúpulo antecipou e me ajudou a parar de adiar. Resumidamente, parei de fazer playlist nesses dois anos tão atípicos pra todo mundo porque, lá no começo da pandemia e com mais da metade desse governo pela frente, pensar em música me fazia debruçar sobre o que a gente…