Avatar

São Paulo da garoa ~ #spdagaroa

@saopaulodagaroa / saopaulodagaroa.tumblr.com

São Paulo da garoa, São Paulo, que terra boa! O retrato do cotidiano paulistano em cliques marcados pela💧#spdagaroa no @spdagaroa Rafa Gushi ~ idealizador 📨 contato@spdagaroa.com.br 📱 11 98107-6921 (WhatsApp) Tags/Guias por região: 💧Zona Norte 💧 Zona Sul 💧 Zona Leste 💧 Zona Oeste 💧 Centro 💧 Avenida Paulista 💧 Miscelânea Tags/Guias por conteúdo: 💧 Segunda Ilustrada 💧 Terça Literária 💧 Quarta Gastronômica 💧 Roteiro Cultural 💧 Sexta Histórica 💧 Aniversário de SP 💧 Entrevistas 💧 Clipping

Hamburgueria e Sorveteria destacam o Morumbi como bairro da comilança ~ SP da gastronomia

~ por Rafael Gushiken p/@spdagaroa 💧🍴 ~ ESPECIAL QUARTA GASTRONÔMICA ~

Stunt Burger, a hamburgueria inspirada em desenhos animados e a sorveteria, Da Pá Virada, que só usa ingredientes naturais, inserem o bairro do Morumbi na rota da culinária peculiar de SP

RENT, o musical que revolucionou a Broadway com nova montagem em SP ~ Roteiro Cultural

~ por Rafael Gushiken p/@spdagaroa💧🎭  ~ ESPECIAL ROTEIRO CULTURAL ~

Trazemos em primeira mão tudo sobre RENT! Vencedor de 4 Tony Awards (Melhor Musical, Melhor Texto, Melhor Trilha Original e Melhor Ator Coadjuvante), traduzido para mais de 22 idiomas e apresentado em mais de 100 cidades, o musical da Broadway ganha nova montagem nacional em SP!

Como você conta um ano de sua vida? 

RENT conta um ano na vida de oito jovens: Mark, Roger, Mimi, Collins, Angel, Benny, Maureen e Joanne; que têm que encarar as aventuras e desventuras de seus amores, amizades, conflitos, problemas financeiros, o transparecer da sexualidade e o embate com a finitude humana. Mais que um musical, RENT é uma corrente de amor! 

E o cenário de onde se passa tudo isso, é a Nova York no fim da década de 80 para o início dos anos 90, em um contexto de uma cidade ainda muito violenta e assombrada pela AIDS, doença que matava muitas pessoas repentinamente na época.

(A nova montagem de RENT em cartaz no Teatro Shopping Frei Caneca ~ Foto: SP da garoa)

Lanchonete da Cidade lança festival que homenageia os clássicos “sandubas” de balcão ~ SP da gastronomia

~ por Rafael Gushiken p/@spdagaroa 💧🍴 ~ ESPECIAL QUARTA GASTRONÔMICA ~

O festival “Sandubas do Coração que a Lanchonete da Cidade lançou recentemente e irá até o dia 31 de dezembro, possui o intuito de homenagear as receitas mais famosas de sanduíches servidos no balcão de icônicos lugares que já fazem parte da história e cultura gastronômica popular de São Paulo.

São eles: O “Beirute Frevinho à LC”, o “Arais do Carlinhos do nosso jeito”, o “Pernil do Estadão à nossa moda”, a “Calabresa de Estádio”, o “Americano de Padoca” e “Churrasquinho no Pão”. Todos são uma versão especial da LC e foram inspirados nesses famosos endereços e seus respectivos criadores.

Os lugares uns nos outros A ponte ardente a espreita À espera... Metamorfoses holísticas Queria atravessar o caminho Esperava ficar iluminada Levava algumas palavras altas como música Sopram os átomos Acende-se o cabelo, O corpo faísca, Cada parte dele faísca

Eu precisava de silêncio Encontrei a minha ponte dos desejos Ninguém sabe se o vento arrasta o sol ou se o sol arrasta o vento A solidão da palavra E o vento dessa palavra é uma expansão de sua alma Um mapa intuitivo do mundo Que a cada dia se torna mais vívido e único

•••

The places in each other The burning bridge lurks Waiting... Holistic Metamorphoses I wanted to cross the path I hoped to be illuminated It took some loud words like music The atoms blow It lights the hair, The body spark, Every part of it sparkles I needed silence I found my bridge of desires Nobody knows if the wind drags the sun or if the sun drags the wind The loneliness of the word And the wind of this word is an expansion of your soul An intuitive map of the world That every day becomes more vivid and unique

Série: “A Menina da Bolsa” no @spdagaroa ~ Post 08 “Uma menina e sua bolsa explorando sua cidade, seu país e o mundo…”

Siga no Instagram! @ameninadabolsa por Jackson Phelipe (@jac4son) e Patrícia Pires (@patricia.pires_)

O “Arco do Triunfo paulistano” ~ SP da história

~ por Hagop Koulkdjian Neto p/@spdagaroa 💧🎩 ~ ESPECIAL SEXTA HISTÓRICA ~

(Registro do Arco do Triunfo paulistano erguido na região do bairro da Luz ~ Hagop / clique aqui para visualizar em tamanho maior)

O ano é 1921, e o então presidente da república Epitácio Pessoa informa que irá fazer uma visita oficial ao município de São Paulo, e o prefeito da época, Firmiano de Morais Pinto, resolve criar algo suntuoso para marcar esta visita.

A autobiografia de nossa Santa Rita de Sampa ~ SP da literatura

~ por Redação @spdagaroa ~ 💧✍  ~ ESPECIAL TERÇA LITERÁRIA ~

Confira os únicos registros da noite de autógrafos com a ilustre cantora e agora autora, Rita Lee, que lançava o seu livro “Rita Lee - Uma Autobiografia” (Editora Globo) 

A cantora paulistana de 68 anos bem vividos, Rita Lee, que estava reclusa e ainda fora dos palcos, fez uma aparição muito esperada na quarta-feira do dia 16 de novembro de 2016 na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, justamente para o lançamento do seu livro autobiográfico.

A edição paulistana da MOSTRA VII: Brazilian Film Series Chicago ~ Roteiro Cultural

~ por Redação @spdagaroa ~ 💧🎬 ~ ESPECIAL ROTEIRO CULTURAL ~

Mostra que tem o propósito de levar filmes brasileiros com consciência social para o público norte-americano residentes na cidade de Chicago, também realiza uma extensão por aqui na cidade de São Paulo 

(Criadora e diretora da mostra, Ariani Friedl, presente na abertura da edição em SP, ocorrida no Espaço Itaú de Cinema - Augusta no dia 24/11/2016 ~ Foto: Felipe Ribeiro)

Com exibição gratuita de sete longas e doze curtas-metragens brasileiros, no período de 24 a 30 de novembro, a MOSTRA VII: Brazilian Film Series – Edição São Paulo, ocorre no Espaço Itaú de Cinema - Augusta e no Cine Matilha. 

Todos esses filmes já haviam entrado em circuito de exibição na edição do festival em Chicago (Illinois, EUA), como o filme “California” da diretora Marina Person, que inclusive, a própria esteve na cidade norte-americana para divulgar o seu primeiro longa-metragem. Para quem ainda não o viu, agora é a oportunidade de conferi-lo nessa mostra.

(Trailer de “Califórnia” dirigido por Marina Person, Mira Filmes, 2014)

Uma casa portuguesa, com certeza, em Pinheiros ~SP da gastronomia

~ por Ana Schad p/@spdagaroa 💧🍴 ~ ESPECIAL QUARTA GASTRONÔMICA ~

(Divulgação)

A Tasca do Zé e da Maria localizada na Rua dos Pinheiros é destino obrigatório para quem aprecia a gastronomia portuguesa. Como o nome diz, é inspirado nas tascas lusitanas que são pequenos restaurantes que servem boa comida e bebida.

O ambiente é discreto, charmoso e muito aconchegante. O cardápio, repleto de pratos bem elaborados e executados com os melhores ingredientes, oferece boa parte dos grandes clássicos portugueses com toques autorais dos proprietários Zé Maria Alves e Ernestino Gomes.

O couvert farto já ganha os clientes ao chegar na mesa e ainda mais depois de prová-lo: pãezinhos quentes, manteiga, queijo fresco, bolinho de bacalhau, croquete de carne e rissole de camarão.

(Foto: Ana Schad / SP da garoa

Gota à gota A chuva se instala na cidade Se desprende do céu Alcançando sua bolsa A ponte envelhecida Provoca o mistério As luzes alaranjadas apresentam Um semicírculo belo Murmúrios por caminhos desolados Inerte na paz Suspensa entre sombras O seu corpo se mistura com a paisagem

Duas ruas dispersas O caminho incerto Mostra sensações afloradas Da calmaria urbana ••• Dropwise

The rain settles in the city It comes from the sky Reaching your backpack The aged bridge It provokes the mystery Orange lights feature A beautiful semicircle Murmurs by desolate ways Inert in peace Suspended between shadows Your body mingles with the landscape Two scattered streets The uncertain path Shows raised sensations From the urban calm

Série: “A Menina da Bolsa” no @spdagaroa ~ Post 07 “Uma menina e sua bolsa explorando sua cidade, seu país e o mundo…”

Siga no Instagram! @ameninadabolsa por Jackson Phelipe (@jac4son) e Patrícia Pires(@patricia.pires_)

Crônicas e narrativas musicais sobre a terra da garoa ~ SP da poesia

~ por Redação @spdagaroa ~ 💧✍  ~ ESPECIAL TERÇA LITERÁRIA ~

O cantor Pedro Pastoriz, o conhecido integrante da banda folk Mustache e os Apaches, gravou seu primeiro disco solo, inteiramente dedicado à cidade de SP!

A video posted by Pedro Pastoriz (@pedropastoriz) on Oct 15, 2016 at 11:31am PDT

(Restaurante Lótus, conhecido vegetariano na região central, o preferido do cantor que até virou uma das faixas desse álbum solo ~ Reprodução https://www.instagram.com/pedropastoriz/)

Em “Projeções”, Pedro Pastoriz encontra a cidade de São Paulo. Transita por lugares inesperados, faz crônicas sobre o concreto, a urbanicidade, a beleza dos quadrados e dos planos diretores, fala sobre as múltiplas possibilidades de um grande centro urbano.

A primeira música que compus desse disco foi 'Projeção', foi por isso também que a escolhi como primeiro single, ponto de partida dessa história", 

revela Pedro. Depois do repertório se desenhar melhor, o músico compreendeu esse material como uma série de projeções de assuntos, personagens e dilemas pessoais, diante de sua experiência e memória afetiva com a nossa terra da garoa.

Passado, presente e futuro do Museu Judaico ~ SP da história

~ por Rafael Gushiken p/@spdagaroa 💧🎩 ~ ESPECIAL SEXTA HISTÓRICA ~

O São Paulo da garoa foi especialmente convidado a conhecer as futuras instalações do Museu Judaico de São Paulo, que ainda está em reforma. 

Nessa visita exclusiva, tivemos mais conhecimento sobre a proposta do lugar que basicamente terá o objetivo de difundir o judaísmo, tanto na questão cultural como na religiosa, na sociedade brasileira, e também, contextualizando a preservação histórica da imigração judaica em SP e no Brasil.

Veja a seguir as fotos que registramos, as quais mostram um pouco desse processo da atual restauração da antiga sinagoga construída pela comunidade no fim da década de 30, o Templo Beth-el, e abrigará o futuro Museu Judaico de SP:

A clássica fachada do Templo Beth-el, com os dizeres em hebraico que traduzido é: “​Casa de oração para todos os povos”

Uma pequena hamburgueria com grandes criações em Higienópolis ~ SP da gastronomia

~ por Ana Schad p/@spdagaroa 💧🍴 ~ ESPECIAL QUARTA GASTRONÔMICA ~ 

Quase escondido na estreita Rua Tinhorão, encontramos o Frank & Charles. Criado em 2015 com o conceito dos famosos diners americanos, oferece desde café da manhã até jantar com cardápio elaborado pelo chef Marcelo Campos.

O nome escolhido para o estabelecimento remete aos irmãos Frank e Charles Menches que criaram o hambúrguer em 1885 na cidade de Hamburg, estado de Nova York, nos Estados Unidos. E é essa iguaria que se destaca no cardápio com diversas opções saborosíssimas, ingredientes harmonizados e servidos no ponto correto.

No almoço, o principal diferencial é a variedade de pratos do dia (R$ 26 a R$ 30) elaborados pelo chef, que diariamente aposta em uma novidade para surpreender os clientes. Além dos pratos, a cozinha prepara hambúrgueres, sanduíches e saladas.

As estrelas do cardápio são os hambúrgueres com blends secretos e combinações muito bem estudadas. O próprio cardápio alerta que só são retirados ingredientes em caso de intolerância para garantir que o sabor e a harmonia se mantenham. Os pães são feitos artesanalmente e exclusivos.

(Menches ~ Foto: Ana Schad)

ENTREVISTA: Antonio Fagundes e a experiência “Vermelho” ~ Segunda Ilustrada

~ por Rafael Gushiken p/@spdagaroa 💧🎨  ~ ESPECIAL SEGUNDA ILUSTRADA ~

(Divulgação)

O ator Antonio Fagundes, que protagonizou neste ano o coronel Saruê / Afrânio na novela das nove “Velho Chico”, voltou aos palcos do TUCA em uma nova temporada de “Vermelho” em que contracena com o próprio filho Bruno Fagundes.

O São Paulo da garoaconversou com o Bruno a respeito do espetáculo e sobre a experiência de contracenar com o seu pai. Agora, você confere a entrevista exclusiva que realizamos com Antonio, que nos conta sobre a sua experiência. 

Interpretando o icônico pintor e líder do Expressionismo Abstrato, Mark Rothko, Fagundes também fala sobre o texto do espetáculo, adaptado de John Logan, este, que ficou fascinado pelas obras do pintor quando as viu no Tatte Galery (Londres) e, foi a partir disso, que resolveu montar para os palcos teatrais, “Red” (Vermelho). 

(Paralelo Fagundes e o pintor Rothko ~ Reprodução/CaioGallucci)

“Um Amor de Vinil”, o musical da nostalgia para os amantes do bolachão ~ Roteiro e SP da história

~ por Rafael Gushiken p/@spdagaroa💧🎩 🎭  ~ ESPECIAL SEXTA HISTÓRICA E ROTEIRO CULTURAL ~

(Foto: Rafael Gushiken / SP da garoa)

"Um ‘Amor de Vinil’ fala de recordação, no seu maior aspecto. A vida da gente é um filme cheio de lembranças em que a música faz a nossa trilha”, 

conta Françoise Forton, protagonista do espetáculo, junto com Maurício Baduh e que são acompanhados pelo ator/músico Marco Gérard.

Corra! Novidades no cardápio da Bráz Pizzaria que só vão até dezembro ~ SP da gastronomia

~ por Ricardo Brasil p/o @spdagaroa 💧🍴 ~ ESPECIAL QUARTA GASTRONÔMICA ~

(Fotos: Ricardo Brasil / SP da garoa)

A Bráz já é conhecida por ter sempre uma novidade a cada estação do ano mas dessa vez veio em dobro. Além da “Pizza da Estação” (que fica disponível até o fim da primavera), a pizzaria também fez 3 variações de um de seus “hits”, a entrada “Dona Rosa”.

Big Kahuna Burger, dos filmes do Tarantino para o Jardins ~ SP da gastronomia

~ por Rafael Gushiken p/@spdagaroa 💧🍴 ~ ESPECIAL QUARTA GASTRONÔMICA ~

(Divulgação)

Essa é uma das hamburguerias mais requisitadas da cidade, e nós, do São Paulo da garoa, não poderíamos deixar de conferir!

Ela fica localizada bem próxima da esquina da Alameda Lorena com a Avenida Brigadeiro Luís Antônio, região do Jardim Paulista, e tendo a Avenida Paulista como referência, fica no lado Jardins.

Fomos jantar lá, em uma sexta-feira, e com certeza, pegamos uma fila de espera, mas não se espera mais do que 20 minutos, e você pode ir pedindo alguns petiscos e bebidas e ficar no banquinho e/ou na mesa-balcão da calçada já “mandando bala” nas gordices (risos).

O origem do nome e a homenagem ao Tarantino

O nome “Big Kahuna Burger” foi extraído dos filmes do cineasta americano Quentin Tarantino, mais evidente em “Pulp Fiction” (1995), e sempre, sendo representado como uma rede de restaurantes fast-food até com uma identidade visual própria, porém, é tudo fictício pois só existe nos filmes dele.

(Trecho de “Pulp Fiction” em que um dos atores protagonistas, Samuel L. Jackson, cita o Big Kahuna Burger como “This is a tasty burger!” - Este é um hambúrguer saboroso! - tornando-se um bordão do filme ~ Reprodução YT)

Mas, muitos restaurantes do mundo inteiro tem usado esse nome para homenagear Tarantino e, foi assim, que o proprietário Renato de Carvalho Veras Jr., fã dele, claro!, quis seguir também esse “protocolo”, tanto que, a decoração de sua hamburgueria é magnífica!

Para quem é fã de cinema e do cineasta irá se encantar com todas as referências do ambiente retratadas em quadros, pinturas e outras intervenções artísticas, e tem até, uma “mancha de sangue” pintada no corrimão das escadarias, pois para quem não sabe, Tarantino é conhecido por filmes “sanguinários” (risos e sarcásticos).

(Compilação dos vídeos feitos para o Insta Stories do @spdagaroa mostrando a ambientação interna da hamburgueria ~ Rafael Gushiken/SP da garoa)

O cardápio que privilegia o bacon

A hamburgueria se autotitula como o “Templo do Bacon”, justamente por considerar imprescindível esse ingrediente em seu menu, ou seja, praticamente um “guia da culinária ogra”.

O primeiro sanduíche que ressaltamos é o “Bacon Porn”, que consiste em ser um hambúrguer de 250 gramas recheado com queijo Monterrey Jack e envolvido em trama de bacon. Um grande destaque que o diferencia de outras hamburguerias da cidade.

(Divulgação)

Agora, esse “Ezequiel 25:17” (verso da Bíblia em que o personagem de Samuel L. Jackson citava em “Pulp Fiction”) é para os “bem apetitosos”. Composto por 5 hambúrgueres de 140 gramas (700g no total!), 10 fatias de bacon de costela, queijos cheddar e muçarela, Crispy Onions, picles de pepino, fatias finas de cebola roxa, tomate caqui, alface crespa e maionese da casa no pão de brioche. Um “sanduíche-torre”!

(Divulgação)

E por fim, destacamos esse milk shake que não escapou do ingrediente imprescindível, como mencionamos anteriormente. O “Porky Shake”, feito com sorvete de creme, maple syrup, chantilly, e sim, acompanha farofa de bacon crocante e uma fatia de bacon de costela. Uma iguaria única desse lugar!

(Rafael Gushiken ~ São Paulo da garoa)

Serviço

http://www.bigkahunaburger.com.br/ https://www.instagram.com/bigkahunaburgerr/ https://www.facebook.com/bigkahunaburgerr/ Endereço: Alameda Lorena, 53 - Jardim Paulista, São Paulo - SP Telefone: (11) 3051-6268 Horários: De terça a quinta 12h - 15h e também 19h - 23h / Sexta 12h - 15h e também 19h - 00h / Sábado 13h - 00h / Segunda fechado / Domingo 13h - 23h 

Rafael Gushiken é o idealizador do São Paulo da garoa, que consiste em ser um projeto colaborativo ou um coletivo de divulgação do cotidiano paulistano por meio de várias expressões artísticas. Conheça o Instagram.com/spdagaroa e o Facebook.com/spdagaroa. Use a hashtag #spdagaroa se for fazer cliques nas mídias sociais!

​💧☂️ #CENA #COTIDIANO ••• Mais um dia tipicamente à paulistana ••• Clique de @alex.loula da #AvenidaSãoJoão, altura do #CentralDosCorreios - Use #spdagaroa Siga http://instagram.com/spdagaroa Curta http://facebook.com/spdagaroa Acesse http://spdagaroa.com.br - #sp #saopaulo #sãopaulo #sampa #terradagaroa #pauliceiadesvairada •••

💧🎃👻☠️ #HALLOWEEN #ROTEIROCULTURAL ••• Entre no clima de #DiaDasBruxas* com as nossas dicas! - #FlashTattooParty ~ Estúdio de tatuagem, Cowboy Tattoo, realiza evento que oferecerá #tattoos com a temática dessa celebração a preços camaradas, além de, oferecer comes e bebes. Endereço: Rua Rocha, 253 - Bela Vista - SP Horário: sábado (29/10) das 12h às 20h Telefone: (11) 3266-2984 E-mail: contato@cowboytattoo.com.br - Halloween Festa Erasmus São Paulo no Lions Nightclub ~ Festa apresenta a cena noturna paulistana para os estrangeiros no Brasil, como esse clube localizado em prédio histórico na região central. E nessa edição, vai rolar muitas doçuras e travessuras! Vá maquiado ou fantasiado! Av. Brigadeiro Luis Antônio, 277 - 1º Andar (Centro - SP) Preços: Na lista - R$35, sem lista - R$45; envie seu nome para a lista de desconto festaerasmussp@gmail.com Horário: sábado (29/10), início às 23h30 Telefone: (11) 3104-7157 Classificação etária: 18 anos - #FiestadelosMuertos no Memorial da América Latina ~ Comunidade mexicana traz a comemoração para SP, com homenagens e feirinha gastronômica durante esse fim de semana. Endereço: Memorial da América Latina - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, ao lado do metrô Barra Funda Horários: sábado (29/10) das 12h às 21h; domingo (30/10) das 12h às 20h Estacionamento: portões 8 e 15 - Halloween e #DiadoSaci na Cervejaria Nacional ~ Brewpub terá cervejas sazonais para as duas datas, "Abóbora Braba" (Pumpkin Ale que leva abóbora, cravo, canela e gengibre) e "Sa'Si Batizado" (Stout de alta fermentação, com notas tostadas e bom balanço entre doçura e amargor preparada com nibs de cacau) Endereço: Av. Pedroso de Morais, 604, Pinheiros – São Paulo/SP Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 12h a 0h, domingo, das 13h às 22h Telefone: 11 4305-9368 / 11 3034-4318 (Reservas) ••• *Comemorado no dia 31 de outubro na véspera do Dia de Todos os Santos Fotos: Divulgação - Use #spdagaroa ~ #sp #saopaulo #sãopaulo #sampa #terradagaroa #pauliceiadesvairada #spdacultura #quintacultural #quartagastronômica #segundailustrada •••