Gestão do blogue

Blogues Principais vs. Blogues Secundários


Qual é a diferença entre um blogue principal e um blogue secundário?

Um blogue principal é o blogue que criaste quando te inscreveste no Tumblr. Dá-te acesso completo às funções sociais do Tumblr, como seguir, marcar como favoritos, responder, perguntar e enviar conteúdos.

Blogues secundários são todos os blogues que criares além do teu blogue principal. Podes criar até 10 blogues adicionais por dia. Os blogues secundários poderão ter as seguintes características:

  • Ser protegido com senha, se quiseres
  • Ter vários utilizadores que podem criar e gerir publicações.

No entanto, os blogues secundários não podem seguir outros blogues, marcar como favoritos, fazer perguntas a outros utilizadores ou enviar conteúdos para outros blogues.

  Blogue principalBlogue secundário
Reblogar    
Proteção com senha    
Vários utilizadores    
Iniciar funções sociais (seguir, gostar, perguntar, colaborar) com outros blogues    
Receber funções sociais (Iniciar funções sociais (seguir, gostar, perguntar, colaborar) de outros blogues    

Posso transformar um dos meus blogues secundários num blogue principal?

Não, tens de criar uma nova conta para começar um novo blogue principal. No entanto, poderásalterar o URLdo teu blogue principal, se isso ajudar.

Posso proteger o meu blogue principal com uma senha?

Posso proteger com senha o meu blogue principal?

Como faço para criar outro blogue?

  1. Clica no menu do blogue (a seta ao lado do teu blogue principal) no canto superior direito do teu Painel.
  2. Clique em "Criar um novo blogue" na parte de baixo do menu.

Nota: se quiseres criar um novo blogue principal, terás de encerrar a tua sessão atual e criar uma nova conta com um endereço de e-mail diferente. Não há forma de ter dois blogues principais associados a um mesmo endereço de e-mail.

 

Blogues de grupo


Os blogues de grupo são compostos por vários membros (não foi por acaso que escolhemos o nome “blogue de grupo”). Apenas os blogues secundários podem ser blogues de grupo.

Como posso adicionar outros membros a um blogue de grupo?

  1. Seleciona o teu blogue no menu na parte superior direita do teu Painel.
  2. Clique em “Membros”.
  3. Introduz o endereço de e-mail da pessoa e clica em “Convidar para este blogue.”
  4. Enviaremos um e-mail com um link de convite (que, já agora, o convidado poderá usar apenas uma vez).

Qual a diferença entre um membro e um administrador de um blogue de grupo?

  • Os administradores podem convidar novos membros, eliminar membros existentes e eliminar publicações criadas por qualquer membro.
  • Os membros podem publicar num blogue e editar ou remover as suas próprias publicações.
  • Os administradores podem ver e responder a mensagens; os membros não.

Como posso atribuir privilégios de administrador a um membro de um blogue de grupo?

Na página Membros, clica no botão “Promover a administrador” ao lado do utilizador que gostarias de promover. Repara que não é possível anular ações nos blogues de grupo. Uma vez que tornes alguém administrador, não poderás retirar-lhe os privilégios de administrador ou removê-lo do blogue. Quem dá e volta a tirar ao Inferno vai parar.

 

Blogues protegidos com senha


Os blogues protegidos com senha são isso mesmo que estás a pensar. Podes personalizar o tema e adicionar membros como em qualquer outro blogue secundário, mas ninguém poderá segui-lo (e, portanto, não irá aparecer no painel de ninguém) e ninguém poderá marcar conteúdos como favoritos, nem reblogá-los.

Como posso proteger o meu blogue secundário com uma senha?

  1. Visita a página de Preferências, clicando no ícone da engrenagem no Painel.
  2. No menu do lado direito, clica no nome do teu blogue secundário.
  3. No final da página de Preferências, ativa a opção “Proteger este blogue com senha.”
  4. Insere a senha pretendida. Verás o indicador com a palavra “guardado” a verde, o que indica que o processo foi realizado corretamente.

Posso proteger com senha o meu blogue principal?

Não. Um blogue principal foi concebido para ser público, pelo que não poderás impedir que alguém o veja, siga, visualize as suas páginas ou aceda ao feed RSS. Se estiveres inquieto ou não te sentires muito à vontade em relação aos conteúdos que publicas, podes começar um blogue secundário e protegê-lo com senha. Mas os blogues principais são para ser vividos à grande e à francesa.

 

Funções dos blogues


Que funções sociais tem o Tumblr?

Funções sociais, hã? Boa pergunta. O Tumblr tem uma série de excelentes funções sociais, disso não há dúvida.

Seguir: Se vires um blogue de que gostas, começa a segui-lo. Agora, tudo o que o blogue publicar irá aparecer no teu painel. É um bocado como o casamento, mas, em vez de ser com uma pessoa, é com um blogue e passam a viver num painel em vez de numa casa.

    • Nos blogues, irá aparecer no canto superior direito da página.
    • No Painel, na Pesquisa de Resultados e nas páginas de Marcadores, os utilizadores que não estiveres a seguir, terão um "+" ao lado do nome de utilizador. Tens de clicar aí. Também podes passar o cursor em cima dos avatares e clicar no botão Seguir na janelinha de pop-over.
    • Nota: podes seguir até 200 blogues por dia e 5 mil blogues no total.

Marcar como favorito: Gostas de uma publicação? Clica no coração.

    • Nos blogues, poderás vê-lo no canto superior direito da página de link permanente.
    • No Painel, na Pesquisa de Resultados e nas páginas de Marcadores, estão no canto inferior direito de cada publicação.

Responder: Precisas de palavras para expressar a tua opinião em relação a uma publicação? Podes responder diretamente no teu Painel através do balão de resposta no final da publicação. Se não o vires, pode ser porque estás a seguir esse utilizador há menos de duas semanas. Ou então é porque simplesmente esse utilizador não permite respostas, não as ativou ou é um lobo solitário que não segue as regras.

Perguntar: Gostas de fazer perguntas? Tens alguma pergunta que gostarias de fazer a outro utilizador? Se ele(a) ativou a função Perguntar, irás encontrar um botão ou link Perguntar na página principal do blogue. Também podes passar o cursor sobre os avatares no Painel, clicar no ícone da pessoa que aparecer e selecionar "Fazer uma pergunta" no menu pendente.

Enviar: Alguns blogues só criam conteúdos originais, outros só reblogam publicações de outras pessoas. Algures no meio estão os blogues que recebem envios de conteúdos. Se vires um botão Submeter num blogue, basta clicar e criar uma publicação que gostarias que eles publicassem. (Claro que a decisão de publicar ou não o teu conteúdo depende totalmente do administrador desse blogue!)

Carta de fã: Envia bonitas cartas digitais diretamente para outros bloggers. Até podes escolher o papel de carta e tudo. É semelhante à função Perguntar, mas não podes enviar mensagens de forma anónima e não podes publicar as mensagens recebidas no teu blogue.

Aprende mais sobre comunicação com outros utilizadores e espreita algumas dicas de resoluções de problemas se estiveres a ter problemas na tua Caixa de Entrada.

 

Alterar URL/endereço da página


Como posso mudar o URL/endereço da pagina dos meus blogues?

Só uma nota: ao alterares o teu URL, todos os links existentes para o teu blogue serão quebrados, incluindo aqueles em publicações e reblogues do Tumblr já publicados. No entanto, a tua relação com os teus seguidores não será afetada: eles continuarão a ver os teus conteúdos através do painel.

  1. Clique em "Definições" (no ícone da roda dentada) na parte superior do seu Painel.
  2. Clica sobre o nome do blogue que gostarias de atualizar no lado direito da página.
  3. Clica no ícone do lápis na secção do nome de utilizador (nos blogues secundários, na secção do URL do Tumblr). Altera o teu URL para o que quiseres.
  4. Clique em “guardar”.

Porque não consigo registar este URL? Podem desbloquear um URL indisponível/inativo para mim?

Desculpa, mas não desbloqueamos URL ou endereços web já em utilização, inativos ou extintos, nem podemos colocar-te em contacto com o(s) proprietário(s) da conta. Se receberes uma mensagem de erro ao tentar registar um URL aparentemente livre, o blogue pode ter sido extinto. Se tiveres uma marca registada ou verificaste um caso explícito de apropriação de identidade, contacta-nos através do link abaixo. Podes ajudar-nos com o processo de análise: basta anexar uma cópia da tua documentação de registo de marca e provar a tua ligação com a mesma.

O que acontece se eu alterar o URL do meu blogue?

Todos os links para o teu blogue que tenham sido inseridos em publicações, reblogues ou adicionados à pasta favoritos, irão deixar de funcionar. Portanto, tem isto em consideração antes de alterares seja o que for.

A alteração da URL do meu blogue afetará a minha lista de seguidores e de pessoas que sigo?

Não, não vai afetar nenhuma das duas listas.

 

Eliminar uma conta ou blogue


Como posso eliminar minha conta ou um blogue específico?

Oh, está bem. Vai até www.tumblr.com/docs/accountpara saberes mais informações.

 

Fusos horários


Como posso mudar o meu fuso horário?

  1. Clique em "Definições" (no ícone da roda dentada) na parte superior do seu Painel.
  2. No lado direito da página, clica no blogue que gostarias de atualizar.
  3. Vai até à secção Fuso Horário e atualiza a tua hora através do menu pendente.

O que acontece às minhas publicações se eu alterar o meu fuso horário?

As alterações do fuso horário não irão afetar as publicações existentes, apenas as publicações criadas ou editadas após a alteração. Atenção: está em questão todo um conceito de tempo e espaço.

 

Utilizar um domínio personalizado


Como posso configurar um domínio personalizado para o meu blogue?

  1. Escolhe um registador de nome de domínio, ou usa ferramentas como Yahoo Domains ou Domainr para encontrar e comprar um nome de domínio que esteja disponível. (Normalmente, isto custa entre 10 a 40 dólares por ano.)
  2. Cria um registo DNS com base nos níveis que o teu domínio personalizado contém. Consulta este gráfico abaixo:
DomínioConfiguração
Dois níveis
(ex.: meusite.com)
Direcione o registo A do seu domínio (endereço de IP) para 66.6.44.4
Três ou mais níveis
(ex.: www.meusite.com, blog.meuwebsite.com ou omeuwebsite.co.uk)
Direcione o registo CNAME do seu subdomínio para "domains.tumblr.com"

O teu registador de nome de domínio deverá ter instruções sobre como implementar o CNAME ou registo-A adequados.

Pronto, agora vai ao Tumblr:

  1. Na parte superior do teu Painel, clica em Preferências (o ícone da engrenagem) e escolhe o blogue que gostarias de atualizar.
  2. Clica no lápis no lado direito da secção do Nome de Utilizador (nos blogues secundários, a secção do URL do Tumblr) e ativa "Utilizar um domínio personalizado".
  3. Introduz o teu domínio (por exemplo: omeusite.com) ou subdomínio (por exemplo: blogue.omeusite.com), depois clica em “Testar o domínio.”
  4. Corrige os eventuais problemas que o teste possa encontrar e clica novamente em “Testar o domínio” até que o teste tenha êxito.
  5. Clique em “guardar”.

É necessário que eu mude o nome do servidor do meu domínio?

Não, não precisas de mudar nada. Gostamos de ti assim. :)

Como posso ter certeza de que configurei meu domínio corretamente?

Depois de reconfigurar o teu domínio, podes ter de esperar até 72 horas para que as alterações tenham efeito. Se acederes ao subdomínio ou domínio e conseguires ver o teu blogue do Tumblr, então parabéns, tudo correu bem e podes ir à tua vidinha.

Se vires uma página de erro do Tumblr em vez do teu blogue, significa que, pelo menos, apontaste corretamente o domínio para o Tumblr, mas que ainda não configuraste o teu blogue para utilização. Devias tentar resolver essa questão.

O que acontecerá quando alguém visitar o meu URL do Tumblr?

Serão automaticamente redirecionados para o teu novo domínio personalizado (por exemplo, david.tumblr.com irá redirecionar o visitante para davidslog.com).

E se eu tiver dificuldades ao configurar um domínio personalizado?

Não temos capacidade para solucionar muitos dos assuntos que surgem, por isso é melhor pedires a um amigo que já tenha feito isto antes. Ou recorre a uma pessoa de autoridade incontestável. O Presidente da República, por exemplo.

 

Ligar-se ao Twitter


Como posso associar as minhas contas do Twitter e do Tumblr?

  1. Clique em "Definições" (no ícone da roda dentada) na parte superior do seu Painel.
  2. No lado direito da página, clica no blogue que gostarias de ligar ao feed do Twitter.
  3. Na secção do Twitter, clica no botão Partilhar no Twitter.
  4. Clique em "Aceder com o Twitter" e em seguida, introduza os seus dados do Twitter e clique em "Autorizar aplicação".

Posso ser seletivo em relação às publicações que partilho ou não?

Sim, podes ativar ou desativar a partilha no Twitter sempre que quiseres ao clicar no pássaro azul do Twitter no formulário de publicação. Pássaro azul = sim. Pássaro cinzento = não.

Posso editar o tweet antes de publicar o meu conteúdo?

Sim! Clica no ícone do Twitter para abrir o campo de texto, personaliza o teu tweet e depois clica em Concluído.

Como posso apresentar os meus tweets recentes no meu blogue?

Primeiro, certifica-te de que as tuas contas do Twitter e do Tumblr estão associadas. Para tal, basta seguir as instruções referidas acima. Depois, precisas de instalar um tema que suporte o widget do Twitter. Por fim, configura as definições do teu tema em www.tumblr.com/customize. Deverá haver uma secção dedicada ao Twitter nas Opções de Aparência, em que poderás ativar ou desativar o widget.

Posso controlar o aspeto do meu conteúdo do Tumblr no Twitter?

Isso está fora do nosso controlo. Um tweet de uma fotografia, por exemplo, pode ter ou não uma pré-visualização da imagem anexada e só Deus sabe como eles tratam de uma publicação de um diálogo.

Por que motivo as minhas publicações não estão a aparecer no meu feed do Twitter?

Partindo do princípio de que as tuas contas estão associadas corretamente (conforme a descrição acima), o tweeting pode estar atrasado devido a problemas de rede do Twitter. Sim, provavelmente é isso que se passa. O raio dos problemas de rede. Além disso, certifica-te de que o ícone do Twitter no formulário de publicação está azul antes de publicares. (Se estiver cinzento, significa que desativaste a partilha no Twitter para essa publicação específica.)

E se tiver dificuldades em ligar-me ao Twitter?

Vai até https://twitter.com/settings/applications e clica em“Revogar acesso” ao lado do Tumblr, depois completa a ligação conforme as instruções acima. Se isso não ajudar, certifica-te de que a apresentação de janelas pop-up está ativada no teu browser.

 

Integrar sua conta do Tumblr ao Facebook


Como posso adicionar minhas publicações do Tumblr a minha linha do tempo do Facebook?

  1. Clica em Preferências (o ícone da engrenagem) na parte superior do Painel. Em seguida, no lado direito da página, escolhe o blogue que gostarias de atualizar.
  2. Na secção do Facebook, clica em Partilhar no Facebook.
  3. Clique em “Registar-se com o Facebook”. De seguida, clique em “Iniciar sessão com o Facebook”.

Se não quiseres enviar todas as publicações para o Facebook, deixa "Partilhar publicações na Cronologia do Facebook" desativada. Ao criar uma nova publicação, basta clicar no ícone do Facebook no final do formulário de publicação para partilhar.

PPosso partilhar publicações nas Páginas do Facebook em vez de o fazer no meu perfil pessoal?

Claro, porque não? Depois de associar o Tumblr ao Facebook, regressa à página de Preferências no Facebook e seleciona a página em que gostarias de publicar. Depois de guardares a alteração, as tuas publicações aparecerão na página selecionada em vez de aparecerem na tua cronologia pessoal. A página do Facebook tem de estar incluída na conta Facebook que associaste.

É possível compartilhar publicações em grupos do Facebook?

Não. No momento este partilha não é possível.

Posso controlar o aspeto das minhas publicações no Facebook?

Não. Não podemos controlar a forma como o conteúdo do Tumblr é apresentado no Facebook, nomeadamente em que parte o conteúdo aparece no teu perfil de Facebook e que miniaturas são utilizadas.

Porque só algumas das minhas publicações aparecem no meu feed de notícias?

O Facebook apresenta apenas um certo número de publicações para que haja menos ruído no feed. A tua publicação pode ser uma vítima dos algoritmos facebookianos.

Por que minhas publicações não aparecem em minha linha do tempo?

Por vezes, as publicações podem estar atrasadas devido a problemas de rede do Facebook. Além disso, certifica-te de que o ícone do Facebook está azul quando criares uma nova publicação. (Se estiver cinzento, significa que desativaste a opção de partilhar aquela publicação específica no Facebook.)

E se tiver dificuldades para ligar a minha conta ao Facebook?

  1. Acede a facebook.com/editapps.php e clica no ícone ao lado da aplicação do Tumblr.
  2. Volta a adicionar o Tumblr à tua Cronologia do Facebook, basta associar a tua conta, como fizeste antes.

Se estes passos não ajudarem a resolver o problema, certifique-se de que ativou as janelas pop-up no seu browser.